A Secretaria de Economia do Distrito Federal autorizou a realização de concursos públicos para 28 carreiras de diversos órgãos do governo local, em 2022 (veja lista abaixo). Segundo a pasta, são cerca de 5,5 mil vagas imediatas, em áreas como saúde, educação, relações públicas e segurança, além de 10,2 mil vagas para cadastro de reserva.
Informações sobre a divulgação dos editais, assim como as datas das avaliações, ainda dependem do levantamento dos órgãos. O objetivo, de acordo com a secretaria, é “melhorar a prestação de serviços à população”, oferecendo oportunidades em áreas estratégicas do governo e setores da administração pública com déficit de servidores.
Concursos previstos para 2022
- Agente de Polícia
- Agente Policial de Custódia da Polícia Civil
- Apoio às Atividades Jurídicas
- Apoio às Atividades Policiais Civis
- Assistência à Educação
- Assistência Pública à Saúde
- Atividade de Defesa do Consumidor
- Atividades do Trânsito (Técnico e Analista)
- Auditoria de Atividades Urbanas
- Auditoria de Controle Interno
- Auditoria Fiscal da Receita
- Carreira Técnica em Enfermagem
- Cirurgião-Dentista
- Delegado da Polícia Civil
- Desenvolvimento e Fiscalização Agropecuária
- Enfermeiro
- Escrivão de Polícia
- Execuções Penais
- Gestão de Resíduos Sólidos
- Magistério
- Médico
- Planejamento Urbano e Infraestrutura
- Polícia Militar (Oficiais do Quadro de Saúde)
- Polícia Militar (Soldado)
- Políticas Públicas e Gestão Governamental
- Procurador
- Regulação de Serviços Públicos
- Vigilância Ambiental e Atenção Comunitária à Saúde
Para Gabriel Granjeiro, sócio-fundador de um cursinho preparatório, o momento é propício para mergulhar nos estudos e tirar o sonho de construir uma carreira no serviço público da gaveta.
“O mundo dos concursos não parou nem durante a pandemia. É uma excelente hora para estudar porque, com o avanço da vacinação e conforme as previsões orçamentárias para o DF, o ano de 2022 trará grandes oportunidades para aqueles que desejam ingressar no serviço público”,
afirma.
Ao g1, Granjeiro deu dicas para ajudar quem deseja organizar a rotina de estudos e começar o ano com o pé direito. Cultivar hábitos saudáveis, ter um ambiente adequado para estudar e resolver provas de concursos anteriores são algumas práticas que ajudarão o candidato a chegar ao dia da avaliação mais preparado, segundo o especialista.
Tenha objetivos claros e foque em apenas uma carreira
Não adianta querer estudar para inúmeros processos seletivos ao mesmo tempo. O mais apropriado, na opinião de Granjeiro, é focar em apenas um carreira profissional por vez, de maneira que seja possível dedicar-se integralmente ao cargo almejado.
“O tempo em que se podia estudar de forma genérica para concursos públicos e ser bem sucedido já passou”, diz.
“Atualmente, os processos de seleção estão se tornando mais específicos e complexos, por isso, quanto mais cedo o estudante decidir para qual concurso vai se preparar, melhores serão os resultados”,
defende.
Além disso, manter-se atualizado quanto ao edital e traçar um planejamento de estudos adaptado à rotina, com pequenas metas diárias, pode ajudar o candidato a ter disciplina e constância na empreitada pelo tão sonhado cargo público.
Estude em um ambiente adequado
Ter um ambiente adequado para estudo é essencial para quem deseja passar em um concurso público — Foto: Freepik
Outra sugestão do especialista é que o concurseiro tenha um local apropriado para os estudos – de preferência, calmo e silencioso, para evitar distrações.
“Também é necessário garantir que o espaço seja bem iluminado e confortável, permitindo que o aluno fique ali bastante tempo sem cansar os olhos ou sobrecarregar o corpo”,
reitera.
Caso não seja possível garantir essas condições em casa, uma boa aposta é estudar em espaços públicos, como bibliotecas e cafés.
Mantenha bons hábitos
Para que o desempenho nos estudos seja otimizado, é fundamental que o candidato cultive bons hábitos no dia a dia, para além dos livros e apostilas. Manter uma alimentação saudável, dormir bem, ter momentos de lazer e priorizar uma rotina de exercícios físicos são exemplos de práticas positivas.
“Dessa maneira, o candidato consegue garantir um aproveitamento muito melhor dos estudos, fazendo com que o entendimento das matérias seja melhor”, destaca.
Resolva provas anteriores
De acordo com Granjeiro, uma das formas mais certeiras de estudar é resolvendo provas e questões de concursos anteriores. “Com isso, o aluno consegue colocar em prática todo o conteúdo que foi estudado e saber quais são suas reais dificuldades”, explica.
“Além disso, essa técnica garante que ele conheça o estilo da prova e saiba o que a banca examinadora considera no momento da correção”,
aponta.
O especialista ainda recomenda as vídeoaulas online, pois, segundo ele, são uma maneira fácil e acessível de receber dicas e sanar dúvidas sobre o conteúdo com professores experientes, sem precisar sair de casa.
Fonte: Richard Martins, G1DF