A vacinação para crianças de 5 a 11 anos no Distrito Federal começou regada de emoção. No último domingo (16/1), a foto de Davi, 11 anos, circulou pelas redes sociais e comoveu os internautas. Ele recebeu a primeira dose do imunizante da Pfizer vestindo uma camiseta com a foto do pai.
Veja também: GDF começa a vacinar crianças com dificuldade de locomoção nesta segunda
“Pai, estou tomando a vacina por nós dois. Muita saudade! Eu te amo!” é a frase estampada ao lado da fotografia. O pai do garoto, Flávio Godoi, morreu em 2021, aos 41 anos, após contrair a covid-19. O técnico em radiologia perdeu a vida sem a chance de ser imunizado, por isso o filho decidiu prestar a homenagem.
De acordo com Queila, a mãe de Davi, que o acompanhou durante a imunização, a iniciativa partiu da criança, que quis personalizar a roupa para lembrar o pai.
Vacinação infantil
De acordo com a secretaria de Saúde do DF, no primeiro dia de imunização para o público infantil, 3.646 doses foram aplicadas em crianças com comorbidades ou deficiências permanentes. Por enquanto, somente o grupo com comorbidades ou deficiências e as crianças de 11 anos sem alguma condição podem se vacinar.
No total, o DF recebeu 16,3 mil doses do imunizante Pfizer-BioNTech, que foi aprovado pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). Segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), ainda nesta semana, serão recebidas mais 23 mil doses e, no dia 27, mais 16 mil. Para se imunizar, é preciso comprovar condição clínica, por meio de laudo médico.
Segundo a Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há 268.206 meninos e meninas na faixa etária na capital federal. Os postos de vacinação estão espalhados por todo o DF. Mais informações sobre a vacinação infantil podem ser conferidas aqui.
Fonte: Correio Braziliense