Vários políticos e personalidades conhecidas por serem simpatizantes ao presidente Jair Bolsonaro relataram um aumento repentino do número de seguidores no Twitter desde o anúncio da compra da plataforma feita pelo empresário Elon Musk.
O site Cidade Toda fez um levantamento através da ferramenta Social Blade e identificou que de fato, vários perfis bolsonaristas tiveram um crescimento expressivo no número de seguidores após o anúncio de que Elon Musk havia adquirido a rede social Twitter.
Após o anúncio de Elon Musk, os perfis de políticos e influenciadores bolsonaristas tiveram um aumento médio diário do número de seguidores de mais de 10 vezes em relação a média diária registrada nos últimos 30 dias.
Algorítimos desativados?
Jornalistas declaradamente apoiadores do presidente Jair Bolsonaro sugerem que após o anúncio da compra do Twitter, os algoritmos que seriam adotados até então pela rede social e que prejudicavam perfis conservadores haveriam sido desativados. Ou seja, o aumento expressivo se daria após uma correção dos verdadeiros números de seguidores outrora maquiados supostamente pelos administradores da rede social.
Liberdade de expressão
Outro argumento utilizado é que com o Twitter sob nova direção de Elon Musk, crítico às medidas que restringem a liberdade de expressão nas redes, tornaria a plataforma um ambiente sem regulação editorial. A expectativa dessas futuras mudanças fez com que usuários favoráveis ao presidente ingressassem ou retomassem suas atividades no Twitter, ocasionando o aumento de seguidores aos formadores de opinião da ala pró-bolsonaro.
Leia mais notícias sobre Elon Musk
Bolsonaristas cresceram em vários segmentos
Os motivos pelos quais tal crescimento ocorreu ainda são difíceis de apurar, porém, o fato é que, a média diária de crescimento constatada nas primeiras 24 horas após o anúncio, 25 a 26/04/2022, demonstra que o Twitter poderá assumir o protagonismo no debate eleitoral na internet, especialmente entre o público bolsonarista.
Tendência
A atualização do levantamento aponta que perfis bolsonaristas apresentaram uma tendência constante de crescimento mesmo após as primeiras 24 horas do anúncio de compra do Twitter.
Repercussão
Uau, ganhei mais de 20.000 seguidores de ontem pra hoje!
— Roger Rocha Moreira (@roxmo) April 27, 2022
Caracaaaa! Não paro de crescer aqui! Kkkkk… Impressionte. Obrigado galeraaaa!!!!
— Carioca Marvio Lucio (@cariocadelegado) April 27, 2022
Ok gente, isso não é normal. Eu ganhei 28 mil seguidores de ontem para hoje. Isso equivale a toda a torcida do Botafogo. Sei que outros "de direita" ganharam até mais. Tem algo estranho nisso que merece ser investigado mais a fundo…
— Paulo Figueiredo Filho (@realpfigueiredo) April 27, 2022
MAMÃE DAMARES TÁ FELIZ! Ganhei um monte de seguidores nas últimas 24 horas. IUHUUUUUU! Eu só não consigo entender como uma rede social censurava uma senhorinha tão legal como eu!
— Damares Alves (@DamaresAlves) April 27, 2022
Somos +600 mil aqui. Obrigado a todos! The cry is free.
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) April 26, 2022
Quase 40 mil seguidores a mais aqui de ontem para hoje. O Brasil é conservador, só faltava transparência e liberdade.
— Carla Zambelli (@CarlaZambelli38) April 26, 2022
Bem vindo, @elonmusk 🇧🇷
O efeito @elonmusk: parece que tem gente no Twitter com medo de ser demitido ao ter que prestar contas sobre shadowban em perfis conservadores
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) April 26, 2022
Vários conservadores estão notando ganho de seguidores no TT e eu me somo a eles. Em poucos dias ganhei certamente +5.000, algo incrível pic.twitter.com/UazVREG6w6