Os atendimentos efetuados por servidores do CBMDF ocorrerão nas unidades com maior demanda de atendimento
Diante das grandes filas e reclamações sem fim que rondam o atendimento nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), foi publicado no Diário Oficial do DF uma ordem de serviço autorizando os bombeiros a ajudarem no serviço realizado pela Secretaria de Desenvolvimento do DF.
A autorização foi assinada por Ana Paula Marra, secretária de estado de Desenvolvimento Social do DF, e Alan Alexandre Araújo, comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do DF. O objetivo é habilitar os servidores do CBMDF como entrevistadores de formulários do Cadastro Único.
As famílias atendidas no âmbito da parceria serão encaminhadas e apresentadas exclusivamente pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) para cadastramento e atualização dos dados cadastrais no CadÚnico e Sistema Integrado de Desenvolvimento Social.
Os atendimentos efetuados por servidores do CBMDF ocorrerão nas unidades de atendimento da Sedes a serem indicadas conforme maior necessidade de demanda.
Demanda
Com a pandemia da covid-19, uma das graves consequências foi o aumento do desemprego. Dados do IBGE mostraram que, no primeiro trimestre de 2022, mais de 11 milhões de pessoas se declararam desempregadas.
Por isso, a demanda por acesso a políticas públicas cresceu tanto, e o Cadastro Único é a ferramenta utilizada para a inclusão de famílias de baixa renda nessas políticas. Essa parceria entre a Sedes e o CBMDF busca a ação unificada para inscrição e atualização de dados das famílias necessitadas.
Filas
O caso de longas filas nos Cras-DF não é de hoje. Em junho de 2022, cerca de 300 servidores da assistência social fizeram uma paralização. A categoria reivindicava o aumento da capacidade de atendimento da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
No inicio deste mês, um grupo de criminosos estava sendo investigado por vender vagas na fila do Cras-DF. O valor ofertado era de R$ 100. Os criminosos ofereciam as vagas em perfis nas redes sociais e em fóruns específicos na internet.
Esse mês uma mulher de 44 anos, identificada como Janaína Nunes Araújo, morreu na madrugada do dia 17/8, enquanto aguardava atendimento na fila do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do Paranoá.