Documento identifica o cidadão pelo número do CPF
A nova carteira de identidade já começou a ser emitida em Goiânia, Anápolis e Alexânia. Vale ressaltar que o documento atual ainda é válido para quem o emitiu até esse ano, e que o novo RG é para quem vai emitir a 1ª via do registro no Estado a partir de agora (quem solicitar a segunda via ainda receberá o RG antigo).
O Novo RG pode ser solicitado nas Agências do Vapt Vupt da Praça Cívica (Goiânia), no Anashopping (Anápolis) e no posto da prefeitura de Alexânia. De acordo com a Polícia Civil, a emissão deve alcançar os demais municípios em até 15 dias.
No documento poderá ser incluído o nome social, tipo sanguíneo, certificado militar, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), carteira profissional ou identidade funcional, disposição para doar órgãos em caso de morte e informações específicas sobre saúde, que podem preservar ou salvar sua vida.
É necessário que o CPF esteja regularizado na Receita Federal. O que quer dizer que os dados que estão no registro, como nome completo, data de nascimento e nome da mãe precisam ser os mesmos presentes na Certidão de Nascimento. No caso de irregularidades, o solicitante deve acessar o site Governo Federal e atualizar os dados.
Caso a solicitação seja para quem não possui CPF, o órgão realiza a inscrição do solicitante no cadastro para emitir o documento.
Veja a tabela de validade:
Crianças até 11 anos: RG válido até 2027
Pessoas de 12 a 59 anos: RG válido até 2032
Pessoas acima de 60 anos: válido por tempo indeterminado.
Fonte: Jeice Oliveira, mais Goiás