Acidentes são mais comuns entre sexta e segunda-feira
Goiás registrou 2.131 ocorrências de colisão contra postes de janeiro a agosto de 2022, uma média de nove acidentes deste tipo por dia, conforme dados da companhia de energia Enel Distribuição Goiás. O levantamento foi publicado nesta semana e feito de acordo com a quantidade de postes que precisaram ser repostos após danos causados por veículos.
A troca dos postes é mais comum aos fins e início de semana, entre sexta e segunda-feira, segundo o responsável pela operação e manutenção da empresa, Vinicyus Lima.
De acordo com ele, um poste derrubado resulta em uma média de 6 horas de trabalho das equipes de manutenção, que além de substituir a estrutura, precisa reconstruir todo o trecho da rede elétrica danificada, o que leva os moradores da região onde aconteceu o acidente a ficarem sem energia elétrica.
“Em casos mais complexos, é necessário aguardar a liberação da perícia para iniciarmos os trabalhos, o que pode aumentar o tempo que os clientes ficam sem energia”, comenta Vinicyus.
Para comunicar ocorrências de dano em postes devido a colisões, solicitar serviços ou informações, os moradores podem entrar em contato pelo aplicativo Enel Goiás – disponível para iOS e Android – pelo site da companhia ou pela Central de Atendimento 0800-062-0196.
Vinicyus ressalta que é de suma importância manter a manutenção dos veículos em dia e estar atento ao estado dos pneus, freios, faróis e retrovisores para se evitar falhas mecânicas que podem resultar em acidentes fatais. Além disso, a empresa listou algumas orientações em casos de colisões contra postes, confira:
- Se houver queda de cabos, procure ficar no interior do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até o atendimento pelas equipes da empresa;
- Nunca tente realizar o isolamento da área;
- Caso o poste tenha caído sobre o veículo, o motorista não deve sair do automóvel até a chegada de socorro;
- Não dirija sob o efeito do álcool, remédios ou qualquer outra substância tóxica;
- Não use celular quando estiver dirigindo. Além de colocar em risco a sua vida, dos pedestres e outros motoristas, a infração para quem é pego usando o celular na direção é considerada gravíssima;
- Fique atento às condições da pista e do clima. Em caso de pista molhada ou de neblina, dirija com cuidado. Diminua a velocidade e mantenha a distância dos demais veículos;
- Respeite sempre a sinalização de trânsito e os limites de velocidade das vias, em qualquer dia, local e horário.
Fonte: Jeice Oliveira, Mais Goiás