O presidente do TRE-DF, desembargador Roberval Belinati, explicou o porquê das filas no 1º turno e anunciou medidas para evitar o problema
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), desembargador Roberval Belinati, disse que a Corte orientará os eleitores a evitarem os horários de pico, entre as 10h e as 11h e das 16h às 17h, para que não haja filas.
A medida integra série de ações que o TRE-DF tomará no 2º turno para evitar que as longas filas registradas no domingo (2/10), durante o 1º turno das eleições, se repitam no próximo dia 30. Em algumas seções, houve demora de até 3h.
“Redistribuiremos melhor as urnas nas escolas, dando mais espaço entre uma seção e outra, para evitar aglomeração nos locais. E intensificaremos a orientação aos agentes eleitorais para ampliar a celeridade do atendimento aos eleitores”, disse Belinati.
O presidente do TRE-DF agradeceu os 34 mil mesários pelo trabalho desempenhado no 1º turno. Segundo ele o trabalho e o empenho dos agentes eleitorais foram fundamentais para alcançar, pela quarta vez consecutiva, o primeiro lugar nacional na totalização de votos. Belinati agradeceu a todos por dedicarem parte de suas vidas e de seus talentos para a promoção de eleições.
Fonte: Isadora Teixeira, Metrópoles