fbpx
Hospital Veterinário StarVet

Em Goiânia postos de testagem para covid-19 é reduzido de 5 para 2

10 de outubro, 2022
1 minuto de leitura
Foto: JUCIMAR SOUSA

O motivo é a baixa procura para realizar os testes

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) anunciou que a partir desta semana a Prefeitura decidiu reduzir a quantidade de postos de testagem gratuita para covid-19 na capital. Segundo a SMS o número cai de 5 para 2.

Em nota divulgada no Jornal a Redação, a Secretaria destacou que o principal motivo para a decisão de diminuir a quantidade de postos, é a redução da positividade nas últimas semanas associada à baixa procura por parte da população.

O atendimento será disponibilizado todos os dias, inclusive nos finais de semana e feriados sendo uma tenda com agendamento pelo site e também em formato drive-thru, por demanda e distribuição de senhas.

A pasta destaca que os postos que foram reduzidos é apenas para pessoas com sintomas leves ou que tiveram contato com casos confirmados. A testagem para pessoas com sintomas mais fortes continua sendo realizada em todas as unidades de urgência e atenção primária.

Veja a nota da SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que, em virtude significativa redução da positividade nas últimas semanas, associada à baixa demanda por testes, a partir desta segunda-feira (10/10), haverá diminuição dos pontos de testagem ampliada em Goiânia. Serão disponibilizados, diariamente, inclusive nos finais de semana e feriados, dois pontos, sendo uma tenda e um drive.

A positividade que na primeira semana de agosto de 2022 chegou a 22,7%, reduziu para uma média de 2,5% nas últimas três semanas, menores níveis desde o início da estratégia de testagem ampliada, em agosto de 2020. 

A SMS ressalta que a testagem ampliada continua sendo direcionada às pessoas com sintomas leves, ou que teve contato com caso confirmado, e tem como finalidade interromper a cadeia de transmissão do SARS-CoV-2 (coronavírus), reduzindo assim a carga da doença. A testagem das pessoas com demais sintomas segue sendo realizada em todas as unidades de urgência e atenção primária. 

Secretaria Municipal de Saúde – Prefeitura de Goiânia

Fonte: Pedro Peralta, A Redação

Em destaque