Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal também apresentaram crescimento de casos
Goiás é um do estados alertado pela Fiocruz após o aumento no número de casos de gripe. O estado apresentou recentemente um aumento no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) provocado pelo vírus Influenza A, o causador da gripe.
Segundo o Boletim InfoGripe Fiocruz, divulgado nesta semana, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal também apresentaram crescimento. O monitoramento destaca ainda a prevalência da variante H3N2 nos diagnósticos, a mesma responsável pelo surto fora de época no final do ano passado, mas que hoje é contemplada na vacina anual.
Para o pesquisador da fundação à frente do InfoGripe, Marcelo Gomes, o crescimento do vírus em São Paulo e no Distrito Federal se deve por serem regiões com alto fluxo de deslocamento de pessoas de outras partes do Brasil.
Na tendência a longo prazo, o cenário das síndromes respiratórias agudas graves no Brasil é de estabilidade. Segundo o boletim, apenas Amapá, Rio de Janeiro, Roraima e São Paulo apontam possibilidade de um crescimento moderado nas próximas semanas.
Essas possibilidades de crescimento moderado, no entanto, são associadas principalmente aos casos em crianças e adolescentes.
Fonte: Portal Mais Goiás