Segundo o Inmet, as chuvas devem voltar com volume expressivo na próxima semana
O monitoramento da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), registrou nesta sexta-feira (14/10) o menor volume de água do ano no reservatório do Descoberto. Segundo a Adasa, o principal responsável pelo o abastecimento do DF, ficou em 43,5% de seu volume.
A população não deve sofrer com desabastecimento, já que o valor de referência para outubro é de 41%. No entanto, há exatamente um ano o volume estava bem mais acima, em 57,8%.
Já o nível do reservatório de Santa Maria está em 76,5% da capacidade nesta sexta. O volume também é maior do que o valor de referência para o mês, de 67%. Há um ano, o índice estava em 83,6%.
Chuvas no DF
Neste ano, Brasília alcançou 131 dias sem chuva, chegando à maior estiagem dos últimos 52 anos. As primeiras gotas voltaram a cair em 16 de setembro. Porém, logo o DF voltou a ter dias quentes e secos.
De acordo com a a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Andrea Ramos, o DF está sob atuação de uma massa de ar quente e seco neste momento.
“A tendência é permanecer assim até o meio da semana que vem. Mas, a partir de quarta, quinta, as chuvas devem voltar em volume bem expressivo, para amenizar o calor desses dias”, informa.
O volume de chuvas previsto para o mês de outubro é de 133,2 mm.