O atendimento pode ser feito nos postos do Procon ou pelo e-mail 151@procon.df.gov.br
O mês de novembro é o mais esperado por muitos consumidores para a compra de diversos produtos em promoção. A data oficial das promoções do Black Friday 2022 é 25 deste mês, mas o comércio já está se movimentando e apresentado algumas promoções.
De olho na movimentação do comércio, o Procon do Distrito Federal orienta os consumidores em casos de preços enganosos e dá outras dicas para aproveitarem bem o período de liquidações.
A primeira orientação é que a pessoa que sentir lesada ou tiver problemas nas compras durante a Black Friday – por descumprimento da oferta anunciada, publicidade enganosa, atrasos na entrega e outras irregularidades – registre queixa em um dos postos de atendimento do Procon ou pelo e-mail 151@procon.df.gov.br.
O órgão adverte que é preciso cuidado com a tentação da chamada “oportunidade única”. O comércio eventualmente promove liquidações, principalmente após as festas de fim de ano; assim, se você não puder gastar na Black Friday, em breve haverá mais oportunidades.
O importante é se planejar na hora da compra, evitando agir por impulso e gastar mais do que pode. Com dinheiro em mãos, vale pechinchar descontos ainda maiores para pagamento à vista. Para não se endividar, a dica é fazer uma lista de produtos e estabelecer prioridades.
Mais dicas
- Desconfie de preços muito abaixo da média, pois podem ser indícios de fraude
- Tenha cuidado com ofertas tentadoras enviadas por e-mail e SMS ou anunciadas nas redes sociais, especialmente se vierem de lojas desconhecidas
- Para se certificar que está fazendo uma compra segura, nunca utilize computadores de acesso público. Verifique a segurança da página, clicando em um cadeado que aparece no canto da barra de endereço ou no rodapé da tela do computador. O endereço da loja virtual deve começar com https://
- Ao efetuar as compras, prefira pagar com cartão de crédito. Muita atenção com sites que só aceitam receber por boleto ou transferência bancária, pois, se houver algum problema com a compra, será mais difícil conseguir ressarcimento junto ao banco
- Nunca informe dados do cartão de crédito pelas redes sociais. Desconfie de lojista que solicita essas informações
- Todo site deve exibir o CNPJ da empresa ou o CPF da pessoa responsável, além de informar o endereço físico ou o endereço eletrônico em que a loja possa ser encontrada. A página também é obrigada a disponibilizar um canal para atendimento ao consumidor, o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC)
- Prefira comprar de lojas conhecidas ou indicadas por amigos e familiares. Pesquise a reputação em sites que avaliam lojas virtuais. Os comentários de consumidores nas redes sociais podem servir de suporte nesse caso.