Município lançou passo a passo para ajudar no cadastro
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação iniciou nesta segunda-feira (05/12) o período de cadastro antecipado de matrículas em escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e Centros de Educação Infantil (CEIs) de Goiânia.
Com o objetivo de facilitar a vida dos pais, a Secretaria Municipal de Educação (SME) divulgou também um passo a passo.
Cadastro
Primeiro, é preciso ressaltar que a matrícula e solicitação de vagas só ocorre pelo site da SME e os pais e responsáveis precisam preencher as informações pessoais das crianças, inclusive, com CPF. O endereço do formulário está em www.sme.goiania.go.gov.br.
Segundo a prefeitura, se a tela mostrar alguma mensagem é preciso limpar o histórico de navegação. Basta apertar as teclas CTRL+F5.
Já no site, o pai ou responsável deve clicar no banner “Cadastro Antecipado” e, depois, inserir as informações pessoais das crianças e estudantes no sistema da SME. Nesse momento também é colocado se o aluno faz parte de grupos com prioridade de acesso às vagas na Educação Infantil.
Veja passo a passo
Passo 1
São solicitados os dados da criança como CPF, número do cartão do SUS, além de contatos telefônicos e endereço com CEP. Também são exigidos os dados do responsável, que também inclui telefone, grau de parentesco com a criança e mais.
Passo 2
Na próxima etapa, o solicitante da vaga pode marcar uma das quatro opções de trabalho para que possa ser inserida nos grupos prioritários da Prefeitura de Goiânia:
- A mãe é trabalhadora autônoma e pode apresentar comprovante de pagamento de contribuição ao INSS ou Declaração de Regularidade de Situação do Contribuinte Individual atualizada;
- A mãe é trabalhadora e pode comprovar com carteira de trabalho ou contracheque;
- A mãe é trabalhadora Benefício de Prestação Continuada e pode comprovar com extrato do INSS e cartão de recebimento do BPC;
- Não é trabalhadora ou não pode comprovar.
Em seguida, é possível anexar até cinco documentos que comprovem a situação. Os grupos prioritários de vagas da Educação Infantil correspondem a 50% das vagas