fbpx
Hospital Veterinário StarVet

Posse presidencial: público irá passar por revista no acesso à Esplanada dos Ministérios

29 de dezembro, 2022
2 minuto(s) de leitura
Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Cidadãos que queiram acompanhar do local deverão chegar até 12h30

Faltando apenas três dias para a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a equipe de segurança informou na manhã desta quinta-feira (29) que o público que pretende assistir a cerimônia terá que passar por uma revista logo na entrada da Esplanada dos Ministérios.

Ao divulgar o esquema de trabalho das forças de segurança para a posse, o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Júlio Danilo, afirmou que o Executivo quer tranquilizar a população. A orientação é de que o público chegue cedo.

“Não serão permitidos qualquer tipo de arma e nem mastros de bandeira. Haverá pontos de revista nos acessos e pedimos para que o público chegue cedo. Existe um esquema montado para que possamos garantir a segurança das autoridades e do público presente. Estamos atento a todos os acontecimentos na cidade”, garantiu o secretário de segurança do DF, Júlio Danilo.

Apenas 30 mil pessoas poderão ficar na área da Praça dos Três Poderes. Os cidadãos que queiram acompanhar a posse daquele local deverão chegar até às 12h30.

A SSP-DF informou que, por questões de segurança, haverá controle de acesso à Praça dos Três Poderes. A entrada ao local poderá ser feita até atingir o público de cerca de 300 mil pessoas, conforme avaliação das autoridades de segurança pública.

“Quero frisar que o GDF está preparado para organizar essa proteção e segurança, tanto da posse do governador reeleito no DF, Ibaneis Rocha (MDB), pela manhã, como a posse do presidente eleito Lula (PT), no período da tarde”, disse Gustavo Rocha, secretário da Casa Civil.

Planejamento

O planejamento ocorre de forma integrada, com órgãos federais e locais, e visam a manutenção da ordem pública e a segurança do público, de edifícios públicos e das autoridades presentes no evento.

O Protocolo de Operações Integradas (POI) prevê o reforço do policiamento, com previsão de empenho de tropas especializadas e intervenções no trânsito em toda região central de Brasília. Na área do Museu Nacional será instalada a Cidade da Segurança.

Também está previsto o fechamento da Esplanada, a partir de amanhã, sexta-feira (30/12), e apoio à segurança presidencial, que está sob a responsabilidade da Polícia Federal, atuação de equipes de atendimentos de emergência e reforço nos efetivos das delegacias próximas.

Câmeras de videomonitoramento e drones das forças de segurança do DF também irão monitorar toda a região central de Brasília.

Segundo o secretário de Segurança, Júlio Danilo, todo o efetivo disponível estará atuando, ou de sobreaviso. A expectativa é de que tudo ocorra de forma tranquila, mas o secretário reforçou que, dada a complexidade do evento e o momento histórico, serão tomadas ações específicas para a posse.

Com informações do Metrópoles DF

Em destaque