A cirurgia para corrigir uma artrose na cabeça do fêmur começou por volta de meio dia, no Hospital Sírio-Libanês em Brasília, e durou menos de duas horas. Segundo a equipe médica, a recuperação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem tudo para ser tranquila.
Em entrevista coletiva, os médicos disseram que o presidente está em recuperação pós-anestésica, mas acordado e comunicativo. Dr. Roberto Kalil Filho, cardiologista que o acompanha há muitos anos, afirmou que Lula não vai precisar ficar na unidade de tratamento intensivo, e deve ser transferido para um quarto nas próximas horas.
A intervenção cirúrgica foi necessária porque a artrose na cabeça do fêmur do quadril direito estava causando desconforto, dores e limitação de movimentos ao presidente nos últimos meses. A operação incluiu a inserção de próteses para substituir a cartilagem desgastada, com o objetivo de restaurar a capacidade de movimento e articulação do quadril. “A operação em si dói nos primeiros dias, até a segunda semana ele vai ter algum sintoma, depois da segunda até a sexta semana esses sintomas vão diminuindo cada vez mais, mas a tendência da sexta a décima segunda semana é a dor ceder completamente. Então muito provavelmente a cirurgia vai ser bastante eficiente na questão da dor, só que isso demanda um tempo de cicatrização para os tecidos que foram recém operados”, afirmou o ortopedista responsável pelo procedimento, Dr. Giancarlo Polesello.
Segundo a equipe médica, o presidente já deve se movimentar e começar a fazer exercícios de reabilitação nos próximos dias. Para auxiliar nessa recuperação inicial, o uso de muletas e andador será recomendado.
A expectativa é que Lula permaneça internado até o início da próxima semana, com uma recuperação total projetada para cerca de seis semanas. Após a alta, o presidente vai despachar do Palácio da Alvorada, e fará uma pausa em viagens e agendas durante o período de reabilitação.
O presidente Lula passou também por uma cirurgia secundária nas pálpebras – blefaroplastia – para corrigir o excesso de pele. O Dr. Kalil Filho esclareceu que a decisão pelo segundo procedimento foi tomada para aproveitar a anestesia após a bem-sucedida operação no quadril. A blefaroplastia foi executada pela oftalmologista Dra. Eliane Forno, e a recuperação é considerada simples.
Os compromissos internacionais do presidente, incluindo a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28) em Dubai, no fim de novembro, seguida de uma visita à Alemanha, estão confirmados. A equipe médica assegura que Lula estará apto para cumprir essas agendas.