O Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, confirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu alta na tarde desse domingo (1º), antes do esperado. Ele passou por uma cirurgia de restauração no quadril direito para corrigir uma artrose na cabeça do fêmur, e uma blefaroplastia, procedimento para retirar o excesso de pele das pálpebras, na última sexta-feira (29). A previsão inicial era de que Lula ficasse no hospital até segunda (2) ou terça-feira (3). Mas, como estava respondendo bem à recuperação clínica, os médicos decidiram antecipar a alta.
Lula não fez declarações à imprensa ao deixar o hospital, e o comboio presidencial saiu pelos fundos da unidade, direto para o Palácio da Alvorada, onde o presidente deve ficar pelo menos pelas próximas três semanas para fazer sessões de fisioterapia e exercícios de reabilitação ambulatorial.
A equipe médica de Lula orientou o presidente a ficar 15 dias sem receber visitas. O pedido, no entanto, não deve ser cumprido, já que ele tem decisões importantes a tomar e deve ouvir interlocutores. Lula precisa decidir quem vai indicar para substituir Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal, já que a ministra se aposentou nesse domingo (1º). O presidente também tem que escolher um nome para ficar no lugar de Augusto Aras na Procuradoria-Geral da República (PGR).
A primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, comemorou a alta do presidente nas redes sociais, agradecendo a todos pelo carinho e orações.
Lula também manifestou gratidão pelas mensagens de apoio que recebeu após as cirurgias. Em tom otimista, ele até brincou que estará preparado para correr uma maratona no futuro.