fbpx
Hospital Veterinário StarVet

Ministério da Saúde anuncia “Dia D” nacional de combate à dengue, com ações em todo o país

28 de fevereiro, 2024
2 minuto(s) de leitura
Mosquito da dengue
Foto: Reprodução/ Agência Brasil

O número se aproxima de 1 milhão de infectados. Segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (27) pelo Ministério da Saúde, foram registrados 973 mil casos prováveis e confirmados da doença nas primeiras oito semanas do ano de 2024. Também foram confirmadas 195 mortes pela doença, e 672 óbitos estão em investigação.

Ministra da Saúde fala sobre dengue
Foto: Reprodução/ Agência Brasil

Além do Distrito Federal, outros seis estados declararam emergência em saúde pública devido ao aumento explosivo dos casos de dengue. Por isso, o Ministério anunciou, também nesta terça, que sábado (2/03) será o dia “D” nacional de combate à dengue. Com o tema “dez minutos contra a dengue”, a ideia é que cada cidadão dedique dez minutos do dia para checar se há, em sua residência, algum possível foco do mosquito transmissor da doença. O Ministério vai promover ações de fiscalização e conscientização durante todo o dia.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 75% dos criadouros do mosquito transmissor estão nos domicílios, como em vasos e pratos de plantas, garrafas retornáveis, pingadeira, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros em geral e materiais em depósitos de construção (sanitários estocados, canos e outros). Esses criadouros permitem a proliferação da fêmea do mosquito Aedes aegypti (transmissora da dengue).

“Será um momento de atenção do país, de atenção das autoridades sanitárias, do Ministério da Saúde, de um monitoramento muito próximo ao que está acontecendo nas diferentes regiões, estados e municípios”, afirmou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, em entrevista coletiva nesta terça.

Entre as ações estratégicas coordenadas pelo Ministério da Saúde está a ampliação dos recursos para emergências, totalizando R$ 1,5 bilhão. Os estados e municípios que decretaram emergência por dengue serão contemplados de forma mais rápida. Nesta terça, foi autorizado o primeiro repasse de R$ 23,4 milhões para municípios de Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, além do DF.

Produção da vacina

O laboratório Takeda, fabricante da vacina Qdenga, anunciou uma parceria com o laboratório indiano Biological E., que vai ampliar a produção das doses contra a dengue. Em nota, a Takeda informou que a Biological E. vai passar a produzir 50 milhões de doses da Qdenga por ano, permitindo alcançar a meta de entregar 100 milhões de doses até 2030.

Vacina Qdenga
Foto: Reprodução/ Takeda

De acordo com o comunicado, a parceria atende à necessidade específica de fornecer doses para programas nacionais de vacinação no intuito de ajudar a proteger populações mais vulneráveis. “Essas doses serão, ao final, disponibilizadas para aquisição por governos de países endêmicos até 2030, no mais tardar, para apoiar programas nacionais de imunização”, destacou o laboratório Takeda.

Em destaque