fbpx
Hospital Veterinário StarVet

Monomotor da Polícia Federal cai no Aeroporto da Pampulha: dois policiais morreram

06 de março, 2024
2 minuto(s) de leitura
Avião da PF que caiu em BH
Foto: Reprodução/ Corpo de Bombeiros

A queda do avião da Polícia Federal foi filmada pela torre de controle do Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte (vídeo abaixo). O acidente aconteceu por volta das 14h15 desta quarta-feira (6), instantes depois da decolagem.

Momento em que avião da PF cai em BH

No monomotor havia dois policiais federais e um mecânico de uma empresa terceirizada. Os dois agentes morreram. As vítimas eram do Distrito Federal: José de Moraes Neto, de 50 anos, e Guilherme de Almeida Irber, de 44 anos. Já o mecânico, identificado como Walter Luís Martins, foi socorrido e levado para o hospital João XXIII, da capital mineira. Segundo informações da própria PF, ele estava lúcido e orientado, e aparentemente havia sofrido apenas ferimentos leves.

Policial que morreu em queda de avião
Guilherme de Almeida Irber, policial federal vítima do acidente

O Corpo de Bombeiros prestou os primeiros atendimentos no local. Segundo a corporação, a aeronave foi perdendo altitude após a decolagem, caiu na lateral da pista e depois pegou fogo. Pelas imagens, é possível perceber que houve uma tentativa de retorno, mas ainda não se sabe o motivo.

Policial que morreu em queda de avião
José de Moraes Neto, policial federal vítima do acidente

Em nota, a Polícia Federal informou que “já iniciou investigação para apurar as circunstâncias do acidente, envolvendo a aeronave Cessna Grand Caravan 208B, e enviará peritos especialistas em segurança de voo e acidentes aéreos para auxiliar nas apurações”. O Diretor-Geral da instituição, Andrei Rodrigues, também irá ao local do acidente.

A PF decretou luto oficial de três dias, e disse que se solidariza com os familiares e amigos das vítimas, e que vai prestar todo o apoio que for necessário. Em nota, a CCR Aeroportos, que administra o terminal da Pampulha, afirmou que os bombeiros “estão empenhados no cumprimento dos protocolos de segurança e atendimento” após a ocorrência. A corporação informou ainda que o acidente não prejudicou a área de pousos e decolagens, e o aeroporto já voltou a funcionar normalmente.

A suspeita é que a perda de potência da aeronave tenha sido causada por um problema mecânico. De acordo com os bombeiros, os agentes da PF não morreram com a queda em si, e sim devido ao incêndio provocado após a queda.

Repercussão

Nas redes sociais, o presidente Lula lamentou o acidente envolvendo os policiais federais: “com grande pesar soube do acidente envolvendo avião da Polícia Federal em Belo Horizonte e do falecimento de dois agentes, Guilherme de Almeida Irber e José Moraes Neto, que estavam a bordo. Meus sentimentos aos familiares, amigos e companheiros de trabalho da Polícia Federal pela perda”, escreveu na Rede X.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, também falou sobre a queda do avião da PF após uma reunião em Brasília. “Tivemos um dia triste em Minas Gerais. Enquanto o nosso avião estava taxiando, próximo a nós, tivemos aquele acidente. Me solidarizo com a PF, com os familiares das duas vítimas. Nós vimos lá a fumaça que teve no local do acidente. Estávamos a pouca distância. Atrasou a nossa vinda [para Brasília] em mais de uma hora, mas conseguimos a reunião num dia triste devido à perda de dois funcionários públicos num acidente trágico. Os nossos bombeiros chegaram prontamente, conseguiram apagar as chamas e ainda resgatar o único passageiro que estava no avião, que está hospitalizado. Fica também meu reconhecimento aos bombeiros de Minas Gerais”, disse aos jornalistas.

Velório

Os corpos dos policiais federais José de Moraes Neto e Guilherme de Almeida Irber serão velados nesta sexta-feira (8 de março) no Hangar do Comando de Aviação Operacional – CAOP, em Brasília.

Após a cerimônia, os corpos seguirão em cortejo até o local do sepultamento. “Os participantes devem estar trajados com uniforme ostensivo (completo e no novo padrão), além de utilizar veículos ostensivos devidamente sinalizados como pertencentes à Polícia Federal”, informou o Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal (SINDIPOL/DF), que fará as homenagens e honrarias aos agentes.

Em destaque