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Dia dos Pais: data alerta para golpes e fraudes virtuais

09 de agosto, 2024
1 minuto de leitura
Dia dos Pais alerta apara golpes e fraudes
Dia dos Pais alerta apara golpes e fraudes (Footo: Reprodução Freepik)

Com a aproximação do Dia dos Pais, uma das datas mais importantes para o comércio, cresce a expectativa de aumento nas vendas. Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), o setor prevê um incremento de até 21,8% nas vendas deste ano, com uma projeção de R$ 270 milhões a serem injetados na economia local. Este otimismo reflete a intenção de 74,7% dos consumidores em presentear na data, um aumento significativo em relação ao ano passado, quando 67,3% dos consumidores manifestaram essa intenção.

No entanto, o crescimento das vendas também traz um alerta importante: o aumento dos golpes e fraudes virtuais, especialmente no comércio eletrônico. Com a pandemia de Covid-19, houve um crescimento acentuado das compras online, o que, por sua vez, elevou a incidência de fraudes nesse ambiente. Marcelo Nascimento, diretor do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF), destaca a importância de os consumidores ficarem atentos aos seus direitos e tomarem precauções para evitar transtornos.

Entre as principais recomendações para evitar cair em golpes, estão a desconfiança de preços muito abaixo da média, a preferência por pagar com cartão de crédito, e a compra em sites conhecidos e recomendados por amigos ou familiares. É essencial verificar a segurança das páginas de compra, observando o cadeado na barra de endereço e o início do URL com “https://”.

Além disso, é importante lembrar que lojas físicas não são obrigadas a trocar produtos sem defeito, a menos que haja uma política específica do estabelecimento para isso. Nas compras online, porém, o consumidor tem o direito de se arrepender da compra em até sete dias, podendo solicitar a troca ou o cancelamento.

O Procon-DF orienta que, em caso de problemas, os consumidores devem procurar o órgão por meio dos canais de atendimento disponíveis, como telefone, e-mail ou WhatsApp, e fornecer o máximo de documentação possível para comprovar a transação comercial. Se, com compra efetuada, o produto não tiver sido entregue, o recomendado é que o cliente junte o máximo de documentos possíveis que comprovem a transação comercial, de nota fiscal a troca de e-mails, para enviar ao órgão.

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