fbpx
Hospital Veterinário StarVet

Lula sofre queda em casa, cancela viagem ao Brics

21 de outubro, 2024
2 minuto(s) de leitura
Lula sofre queda em casa, cancela viagem ao Brics
Lula sofre queda em casa, cancela viagem ao Brics

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sofreu um acidente doméstico no sábado (19/10) enquanto estava em casa e precisou ser levado ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para avaliação médica. De acordo com o boletim divulgado pela equipe do hospital, Lula sofreu uma queda que resultou em um ferimento leve na nuca. O presidente foi atendido imediatamente e levou cinco pontos na região afetada. Embora não haja gravidade no quadro clínico, os médicos detectaram um pequeno sangramento cerebral e recomendaram repouso e novos exames nos próximos dias.

O cardiologista Roberto Kalil Filho, responsável pelo acompanhamento médico de Lula, esclareceu que o sangramento cerebral detectado após a queda é pequeno e que o presidente está bem. No entanto, o médico ressaltou que a observação contínua é necessária, pois qualquer tipo de hematoma no cérebro pode se agravar nos dias subsequentes. “Qualquer sangramento cerebral pode aumentar nos dias seguintes, então a observação é importante”, explicou Kalil Filho em entrevista à TV Globo.

Apesar da contraindicação para viagens internacionais, Lula poderá seguir com suas atividades regulares em Brasília, desde que acompanhado de perto pela equipe médica. O presidente deverá passar por novos exames ao longo da semana para garantir a evolução positiva de seu quadro.

Viagem à cúpula do Brics é cancelada por orientação médica

Em função do acidente, a viagem de Lula para Kazan, na Rússia, onde participaria da cúpula de líderes do Brics, foi cancelada. A equipe médica contraindicou longas viagens, dada a necessidade de observação constante do quadro de saúde do presidente. O encontro internacional seria realizado entre os dias 22 e 24 de outubro, e Lula estava programado para embarcar no domingo (20/10). Em comunicado oficial, o Palácio do Planalto informou que o presidente participará da reunião de forma remota, por videoconferência.

“O presidente irá participar da Cúpula dos Brics por meio de videoconferência e terá agenda de trabalho normal esta semana em Brasília, no Palácio do Planalto”, confirmou a nota divulgada pelo governo.

A reunião do Brics, que acontece em Kazan, na Rússia, focará na criação de uma nova categoria de países parceiros do bloco, que já conta com novos membros desde o encontro anterior, em Joanesburgo, em 2023. Naquele ano, países como Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes, Etiópia e Egito se juntaram ao grupo, que já era formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Além da expansão do bloco, outros temas como cooperação econômica e tecnológica estão na pauta da cúpula. O Brasil, que assumirá a presidência do Brics em 2025, pretende concentrar esforços em agendas estratégicas, com foco em sustentabilidade e inovação, sobretudo em função da Conferência do Clima, que será realizada em Belém no próximo ano.

Caso o acidente não tivesse ocorrido, Lula viajaria a bordo do KC-30, o maior avião da frota da Força Aérea Brasileira (FAB), após o avião presidencial ter apresentado pane técnica durante a visita ao México, no início de outubro. O KC-30 estava sendo preparado para a viagem, garantindo mais conforto e segurança durante o trajeto até a Rússia.

Em destaque