O programa itinerante “Turismo em Ação”, idealizado pela Secretaria de Turismo do DF (Setur-DF), começou por Planaltina. A equipe da iniciativa dedicou a terça-feira (6/4) para revisitar os principais pontos turísticos e históricos da cidade e planejar, junto com lideranças comunitárias locais, iniciativas de fomento ao setor.
A criação da Rota de Planaltina, o planejamento para os 100 anos da Pedra Fundamental e o apoio, de forma integrada, para a revitalização da Casa do Artesão, foram algumas das ideias discutidas para incentivar o turismo na região.
Segundo a Secretaria de Turismo, a iniciativa dará mais capilaridade ao potencial turístico de Planaltina, a partir de uma política de governo baseada na promoção da economia criativa como propulsora da geração de emprego e renda à comunidade.
“É prioridade do nosso governo estruturar, capacitar e promover os atrativos turísticos das nossas Regiões Administrativas. E desde o primeiro dia de gestão, a nossa secretaria vem atuando de forma integrada para fazer com que os nossos serviços e programas cheguem de fato a todas as pessoas”, disse a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça.
“É este o objetivo do Turismo em Ação, programa que estamos lançando em Planaltina, cidade única e imperdível de ser conhecida pelos seus atrativos históricos, arquitetônicos, parques, artesanato, entre tantos outros. Precisamos nos unir para criarmos, juntos, novas oportunidades de desenvolvimento para esta cidade e dar a ela o valor que merece. É este sentimento de valorização que nos move”, completa.
Fonte: Marcus Rodrigues, Metrópoles