A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) concederá, a partir de junho, desconto de 20% aos clientes que reduziram o consumo de água entre os anos 2019 e 2020, após apurado o gasto mês a mês.
Os consumidores que têm direito ao bônus receberam o comunicado com a fatura de maio. Este é 11º ano consecutivo em que a companhia atende à Lei Distrital nº 4.341/2009, e à Resolução nº 6/2010, da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa).
Segundo o superintendente de Comercialização da Caesb, Diego Rezende, a empresa vai devolver R$ 11.841.826,57 a 518 mil clientes, a partir de junho.
“No ano passado, o bônus concedido aos usuários foi de R$ 8 milhões. Se compararmos com a devolução deste ano, podemos identificar que os usuários têm adotado práticas racionais do uso da água, e isso contribui na preservação deste recurso finito”, reforça Diego.
Desde setembro de 2009, no verso da fatura, a companhia encaminha informações da legislação que dispõe sobre o incentivo à redução do consumo de água no DF.
O período de apuração do bônus-desconto para este ano é de janeiro de 2019 a dezembro de 2020. O bônus será concedido conforme o valor que o cliente tem direito a receber.
Caesb e como funciona o cálculo
Em maio, a Caesb envia ao titular da conta que reduziu o consumo um demonstrativo contendo as informações:
- Volume economizado em metros cúbicos no período de apuração;
- Volume básico de cálculo do bônus-desconto em metros cúbicos;
- Tarifa inicial da categoria, em reais, por metro cúbico vigente na data;
- Valor do bônus-desconto em reais e a forma de concessão do bônus.
O valor será calculado multiplicando a tarifa inicial da categoria em que o usuário está enquadrado por 20% do somatório dos volumes mensais economizados no período de 12 meses de apuração.
Neste período de estiagem, o objetivo da companhia é alertar e sensibilizar a população para o consumo racional da água.
Fonte: Marcus Rodrigues, Metrópoles