Imunização: Após vacinar 14.954 presos contra a Covid-19 e cerca de 1.790 policiais penais, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que concluiu a imunização no sistema penitenciário. As doses começaram a ser aplicadas no dia 8 de julho e campanha foi concluída na última quinta-feira (22).
De acordo com a pasta, o DF é a primeira unidade da federação a concluir a imunização contra o novo coronavírus para pessoas privadas de liberdade.
De acordo com a gerente de Saúde no sistema Prisional da Secretaria de Saúde (SES-DF), Simone Kathia de Souza, a imunização foi feita com a dose única da vacina Janssen.
“A realização desta campanha, com a utilização da vacina Janssen, possui um significado maior para nós que atuamos no sistema prisional, dadas as dificuldades de movimentação e logística do próprio sistema”, explica.
Até a última sexta-feira (23), segundo dados da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape), 630 policias penais e 2.370 foram infectados com o novo coronavírus. Já o boletim da Secretaria de Saúde cita 1.180 contaminados no sistema penitenciário, portanto, 1.190 casos a menos. Seis detentos morreram desde o início da pandemia.
Além da vacina contra a Covid-19, uma vez por ano ocorre a campanha de vacinação contra a gripe m em todos os estabelecimentos penais do DF. A dose protege contra os vírus Influenza A H1N1 e H3N2 e Influenza B. A campanha deste ano ocorreu antes da vacinação em massa contra o novo coronavírus.
Mutirão de imunização
Segundo o último balanço de vacinação, divulgado na noite deste domingo (25) pela Secretaria de Saúde, o DF tem 1.261.381 pessoas vacinadas com a primeira dose contra a Covid-19, outras 49.395 com a dose única e 455.491 pessoas com a imunização completa, que receberam a segunda aplicação.
No último fim de semana, a Secretaria de Saúde promoveu um mutirão de vacinação. De sexta-feira (23) a domingo (25), a campanha atendeu, sem agendamento, pessoas com 37 anos ou mais, além de gestantes e puérperas – mulheres com até 45 dias de pós-parto.
Segundo a pasta, os postos atenderam, ao todo, 135.461 pessoas, sendo a maioria com primeira dose, somando 110.507 vacinados. Depois do mutirão, o DF subiu cinco posições no ranking nacional de vacinação, atingindo o 14º lugar.
Fonte: G1 DF