fbpx
Hospital Veterinário StarVet

Delta: DF registra 1º caso de reinfecção pela variante

28 de julho, 2021
1 minuto de leitura
Mulher de 66 anos reinfectada pela delta, foi infectada em abril, pela cepa gama. Foto: TV Globo/Reprodução
Mulher de 66 anos reinfectada pela delta, foi infectada em abril, pela cepa gama. Foto: TV Globo/Reprodução

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES) confirmou, nesta terça-feira (27), o primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus associada à variante B.1.671.2, conhecida como delta. A pessoa contaminada é uma mulher, de 66 anos, moradora do Cruzeiro.

Segundo a pasta, ela está internada em um hospital público. O nome do hospital não foi divulgado. unidade.

De acordo com a secretaria, um sequenciamento genômico realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-DF) identificou que antes da reinfecção pela variante delta, a mesma paciente já havia sido contaminada, em abril, pela cepa P1, conhecida como gama.

Ainda segundo a secretaria, a mulher está isolada e recebe atendimento de uma equipe multiprofissional. O estado de saúde dela não foi informado.

Na segunda-feira (26), a SES afirmou que Brasília já somava 45 casos da cepa delta e três mortes. De acordo com o secretário de Saúde Osnei Okumoto, o cenário é de transmissão comunitária, ou seja, pode ser entre moradores do DF sem contato com alguém que esteve em outras regiões

Delta no DF

Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (26), o secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, a delta tem transmissibilidade até 60 vezes maior que a gama.

“É um vírus que tem alta transmissibilidade, consequentemente ele aumenta a quantidade de pacientes internados. Teremos que verificar como será a letalidade, levando em conta que a gente tem grande quantidade de leitos disponíveis”, afirmou Okumoto.

Com o aumento de casos da variante, o secretário pediu a manutenção do “máximo de cuidado” contra o vírus, como o distanciamento social, o uso de máscaras e álcool em gel.

A maioria dos casos da variante foram identificados após um surto de Covid-19 no Hospital de Apoio, em Brasília. Segundo a Secretaria de Saúde, o primeiro caso ocorreu em 28 de junho. Desde então, 190 trabalhadores já foram examinados.

Desses, 51 testaram positivo. Além dos casos da delta, há também contaminação pela variante gama. De acordo com o secretário, outros 180 trabalhadores devem ser testados até sexta-feira (30).

Fonte: Carolina Cruz, G1 DF

Em destaque