Pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) temem que a indisponibilidade das plataformas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) cause perda de dados ou prejudique o financiamento de projetos. O sistema saiu do ar no sábado (24) e, até esta terça-feira (27), o órgão não havia informado previsão para restabelecimento.
Além da plataforma Lattes, considerada o maior banco de currículos da América Latina, a falha no CNPq também afeta quem precisa enviar propostas de bolsas e projetos. Por conta do problema, os prazos de submissão estão suspensos temporariamente.
Em nota, o CNPq afirmou que já diagnosticou o problema, sem dar detalhes do que causou. O Conselho nega que haja possibilidade de perda de informações e garante que o pagamento de bolsas de pesquisa já implementadas não será afetado.
No entanto, uma servidora do órgão ouvida pela reportagem afirmou que a placa do servidor do CNPq queimou e que parte dos serviços internos, inclusive e-mails, está paralisada.
Planos afetados
O professor de Engenharia Aeroespacial Olexiy Shynkarenko lembra que os impactos financeiros podem surgir de projetos ainda não firmados.
“O maior problema é que as fundações de apoio de pesquisa pedem para manter o CV [currículo] Lattes atualizado, para receber auxílios de projetos de pesquisa. Então, o problema no CNPq pode prejudicar o financiamento dos projetos por algum tempo”, opina.
Shynkarenko conta que apenas seu currículo no Lattes tem 28 páginas de informações. “Perdi dados no Lattes e cadastro do Grupo de Pesquisa […] Pode ser que o CNPq recupere, mas não sabemos quais dados foram perdidos para sempre”, afirma.
O pesquisador Tarcísio da Rocha, do Instituto de Física, conta que a suspensão dos prazos afetou sua solicitação de bolsa de produtividade de pesquisa, que é voltada para apoiar quem se dedica à produção científica, tecnológica e de inovação. Ele afirma que, por enquanto, não há prejuízos diretos em seus projetos, mas manifesta insegurança.
“[A indisponibilidade na plataforma] sempre pode trazer algum transtorno para quem precisa de alguma informação, ou mandar o currículo Lattes para alguém. Demonstra uma fragilidade do sistema, que deveria ter um espelho de tudo”, afirma.
O que diz o CNPq?
Em nota, o CNPq afirmou que “dispõe de novos equipamentos de TI [tecnologia da informação] e a migração dos dados foi iniciada antes do ocorrido”.
“Independentemente dessa migração, existem backups cujos conteúdos estão apoiando o restabelecimento dos sistemas. Portanto, não há perda de dados da Plataforma Lattes”, disse o Conselho.
O presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies), Fernando Peregrino, disse à TV Globo que conversou com o presidente do CNPq, Evaldo Vilela, que garantiu “ter cópia de tudo”.
Peregrino afirmou que o posicionamento o deixa aliviado: “Caso não tivessem cópia de tudo, seria um desastre”.
Para quem quiser tirar dúvidas, o CNPq recomenda o contato pela Central de Atendimento, pelo telefone (61) 3211-4000.
Fonte: Carolina Cruz, G1 DF