O trânsito de veículos na Esplanada dos Ministérios foi totalmente liberado na madrugada desta segunda-feira (13). Por volta de 0h, o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER) iniciou a retirada dos blocos de concreto que interditavam a via N1 e a S1.
As vias que dão acesso ao Supremo Tribunal Federal (STF), Congresso Nacional e ao Palácio do Planalto ficaram bloqueadas em razão de um protesto contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), na tarde de domingo (12).
O grupo iniciou a marcha na Esplanada dos Ministérios por volta das 15h, entre o Museu Nacional da República e a Alameda dos Estados. Às 16h50, os manifestantes começaram a dispersar.
No entanto, mesmo após o fim do protesto, o trecho entre o Itamaraty até a via N1, na altura do 1º Batalhão dos Bombeiros, seguiu bloqueado. Às 3h40, as vias já estavam com passagem livre, com todas as grades nos acostamentos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/S/j/4SFRx3QPW6XXVtIBlZlQ/libera-esplanada-2-00016-frame-202.jpeg)
Esplanada bloqueada por cinco dias
Na última semana, o trânsito também ficou bloqueado na Esplanada dos Ministérios, por cinco dias, entre a noite do dia 5 de setembro, até a última sexta-feira (10), em razão de uma ocupação organizada por caminhoneiros e manifestantes favoráveis ao governo Bolsonaro.
O grupo que ocupava a Esplanada havia furado um bloqueio da Polícia Militar do Distrito Federal na segunda-feira (6), e se recusava a sair do local.
O esquema de segurança do governo do Distrito Federal não permitia a entrada de veículos no local. No entanto, mesmo com a presença da PM, o grupo retirou as grades de segurança ao longo da via e entrou na Esplanada, onde ficou acampado.
As vias N1 e S1 ficaram fechadas para o tráfego. As pessoas que trabalham na região precisaram se deslocar a pé.
Fonte: G1 DF