O governador Ibaneis Rocha (MDB) declarou, nesta segunda-feira (4/10), que o Governo do Distrito Federal (GDF) deverá abrir 270 novos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para atender pacientes com Covid-19. A taxa de transmissão do vírus tem aumentado na capital e chegou a 1,14 nesta segunda.
Sobre o aumento do índice, o chefe do Executivo local disse que “isso preocupa muito”. A taxa apresentada aponta que cada 100 infectados contaminam outras 114 pessoas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a taxa de 1 é o limite de segurança na pandemia.
- Veja também: Ibaneis descarta uso de passaporte da vacina no DF
“Temos a perspectiva de abertura de mais 270 leitos de UTI aqui no Distrito Federal a partir de um julgamento que vai ocorrer no Tribunal de Contas na quarta-feira e a gente espera ter suporte para toda a população. E avançando com a segunda dose, a gente [espera] ter uma redução desses índices”,
declarou.
A informação foi dada após reinauguração da Praça do Povo, no Setor Comercial Sul, nesta noite.
Ibaneis e a dose de reforço
Também nesta segunda, o governador Ibaneis anunciou que a vacinação dos profissionais de saúde com a dose de reforço contra Covid-19 começa na quarta-feira (6/10).
No último fim de semana, o Distrito Federal recebeu 64.350 doses da Pfizer, das quais 53.820 serão distribuídas aos trabalhadores da saúde. O restante, 10.530, estão destinadas para a D3 de idosos. As vacinas chegaram no sábado (2/10).