fbpx
Hospital Veterinário StarVet

Chuvas fortes deixam lojas da W3 Sul como “piscinas” no DF

14 de dezembro, 2021
2 minuto(s) de leitura
Comerciantes da quadra 514 dizem que problema com chuvas começou após obras de revitalização das calçadas. Foto: Reprodução
Comerciantes da quadra 514 dizem que problema com chuvas começou após obras de revitalização das calçadas. Foto: Reprodução

As obras de revitalização da W3 Sul trouxeram dor de cabeça para os comerciantes da quadra 514 durante chuvas fortes. As novas calçadas que deixaram a passagem de pedestres nivelada não consideraram o período chuvoso e, agora, toda a água tem escorrido para dentro das lojas.

A situação tem afetado, por exemplo, Valdenice Pereira, dona de um estabelecimento localizado no Bloco B da quadra. “Ao invés de fazerem a quebra para a rua, fica tudo acumulado e acaba caindo aqui para dentro”, reclama.

A comerciante diz que durante a semana até consegue conter a força das águas utilizando diversos rodos. Se chover no fim de semana, quando a loja está fechada, no entanto, vai tudo para dentro do local. “Quando a gente chega, não dá para fazer mais nada”, lamenta.

Veja registros de como fica a loja durante as chuvas

Cuidado redobrado durante as chuvas

João Mendes, dono de comércio no Bloco A, também passa pelo mesmo infortúnio. Como a loja dele é de conserto de eletrodomésticos, o cuidado tem sido redobrado para não se ter um prejuízo tão grande.

“Eles baixaram o nível da calçada e ficou pior do que já era. Coloquei um tapete de vinil, uma chapa e um papelão na porta para ver se contém um pouco”,

relata.

Outro problema apontado é o acabamento em volta das tampas de esgoto e rede elétrica na calçada. Bem em frente ao estabelecimento dele, um destes tampões não está corretamente fechado, sendo perigoso para pedestres.

Marcelo Bastos, vendedor de outra loja de móveis, no Bloco B, ainda adiciona que o trânsito de ônibus na faixa mais próxima do comércio ajuda a levar mais água para os empreendimentos. “Quando a água acumula perto do meio-fio, o ônibus passa e joga tudo para cá”, reclama.

O que diz a Secretaria de Obras

Procurada, a Secretaria de Obras informou que “enviou técnicos ao local para averiguar o motivo pelo qual a água não está escoando”. “Todas as providências necessárias para resolver o problema serão tomadas”, completou.

A pasta pontuou também que as obras nas quadras 513 e 514 Sul “ainda estão em andamento com previsão de conclusão para o fim deste mês”.

Fonte: Matheus Garzon, Metrópoles

Em destaque