fbpx
Hospital Veterinário StarVet

Rebeca Andrade brilha em Paris e conquista prata no individual geral da ginástica nas Olimpíadas

01 de agosto, 2024
2 minuto(s) de leitura
Rebeca Andrade nas Olimpíadas
Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (1), Rebeca Andrade iluminou a Bercy Arena, em Paris, conquistando sua quarta medalha olímpica. A ginasta brasileira repetiu o feito de Tóquio e garantiu a prata no individual geral das Olimpíadas, ficando atrás apenas da americana Simone Biles. Simone, com uma performance extraordinária, foi coroada como a número 1 do mundo pela segunda vez, um feito raro que destaca sua trajetória de redenção após ter se afastado das competições nos Jogos de Tóquio para cuidar da saúde mental.

Simone Biles somou 59.131 pontos, enquanto Rebeca Andrade alcançou 57.932 e Sunisa Lee, campeã olímpica em Tóquio, ficou com o bronze ao marcar 56.465 pontos. A brasileira Flavia Saraiva garantiu uma impressionante nona posição com 54.032 pontos.

Rebeca Andrade demonstrou precisão e graça em suas apresentações, com saltos impressionantes e coreografias originais. Simone Biles, por sua vez, exibiu acrobacias desafiadoras que são sua marca registrada.

Rebeca Andrade com a bandeira do Brasil
Foto: Reprodução

Rebeca ainda competirá nas finais de solo, salto e trave, com a chance de se tornar a atleta brasileira com mais pódios olímpicos na história, superando os velejadores Torben Grael e Robert Scheidt, que possuem cinco medalhas cada. Simone Biles, por sua vez, já acumula nove medalhas olímpicas em sua carreira.

A lenda da ginástica Nadia Comaneci, detentora de nove medalhas olímpicas e a primeira a receber uma nota 10 perfeita, abriu a competição. No banco de reservas, Lorrane Oliveira acompanhou Rebeca ao lado do técnico Francisco Porath, enquanto Jade Barbosa auxiliou a técnica Irina Ilyashenko com Flavia Saraiva. Esse apoio foi crucial, já que os treinadores não podem se manifestar durante as apresentações, mas as outras ginastas podem.

Vale lembrar que Rebeca, Flavia, Jade, Lorrane e Julia Soares conquistaram o bronze por equipes na última terça-feira (30).

Rebeca e Simone competiram no mesmo grupo, apresentando-se uma após a outra. Veja como foram as apresentações:

Salto: Rebeca Andrade executou um Cheng perfeito, recebendo uma nota de 15.100, com apenas meio ponto de desconto, graças ao alto grau de dificuldade do salto (5.600). Simone Biles, com seu salto Biles II, obteve 15.733 pontos, apesar de um grande passo para trás na aterrissagem, devido à complexidade do movimento (grau de dificuldade 6.400).

Barras Assimétricas: Rebeca Andrade fez sua melhor apresentação nas barras assimétricas nos Jogos de Paris, obtendo 14.666 pontos. Simone Biles cometeu um erro na ligação entre as barras, recebendo 13.733 pontos. Rebeca assumiu a liderança após essa rotação.

Trave: Simone Biles apresentou-se de forma espetacular, obtendo 14.566 pontos, apesar de um pequeno desequilíbrio. Rebeca Andrade também teve uma boa performance, embora com um desequilíbrio, recebendo 14.133 pontos. Com isso, Simone voltou à liderança.

Solo: Rebeca Andrade garantiu a prata com uma apresentação encantadora, apesar de um pequeno desconto ao pisar fora do tatame, recebendo 14.133 pontos. Simone Biles consolidou sua vitória com uma performance impecável, alcançando 15.066 pontos.

Finais de Rebeca

Para acompanhar as finais da atleta brasileira, fique atento aos dias e horários:

  • Salto: Sábado (3), às 11h20;
  • Trave: Segunda-feira (5), às 7h30 (com a participação de Julia Soares);
  • Solo: Segunda-feira (5), às 9h20.

Em destaque