O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, anunciou que a TV Digital vai evoluir para um novo padrão tecnológico: a TV 3.0. A novidade promete conectar a televisão aberta à internet, com mais qualidade de imagem e som, e muita interatividade.
“A TV 3.0 é a TV aberta gratuita para a população brasileira, tá? É uma transmissão com uma melhor qualidade de imagem, qualidade de som, que vai ser transmitida para a população brasileira. A internet é um atributo a mais, que a TV 3.0 vai possibilitar essa interatividade com a internet para aqueles aparelhos que estiverem conectados”, disse o ministro durante a cerimônia de lançamento.
Juscelino Filho afirmou ainda que o Brasil segue como um dos maiores mercados consumidores da televisão aberta no mundo, que agora será revolucionada. Os canais poderão ser escolhidos como formas de aplicativos, disponibilizando os conteúdos tanto ao vivo, como por demanda. A expectativa é que o aumento da interatividade proporcione também novas oportunidades de negócios no que diz respeito a propagandas e marketing.
Até o final deste ano, o Ministério das Comunicações deve definir a tecnologia que será adotada, e a partir daí a indústria do setor deve produzir equipamentos e conversores para integrar os sinais abertos com a internet. Será uma migração gradativa, começando nas grandes capitais do país.
O governo pretende começar a implantação, de fato, em 2025. É provável que o presidente Lula assine um decreto estabelecendo a tecnologia a ser utilizada e um cronograma para que as emissoras se adequem ao novo modelo.
Linhas de crédito
Para incentivar a implantação da nova tecnologia, já que as emissoras de TV perderam receita com a chegada das plataformas de streaming, o governo avalia criar linhas de crédito para que as emissoras invistam na TV 3.0: “Nós temos defendido isso justamente para entender a necessidade, para que o setor de radiodifusão implemente essa nova geração da televisão aberta brasileira de forma mais rápida para a população. Isso carece de muito investimento, e sabemos que o setor de radiodifusão foi extremamente atingido recentemente com a chegada das mídias digitais, das mídias sociais, que pegou um bolo significativo das receitas do setor”, disse o ministro Juscelino Filho.