Em anúncio oficial nesta quarta-feira (4), a Fifa definiu Marrocos, Espanha e Portugal como as sedes da Copa do Mundo de 2030, mas haverá jogos na Argentina, no Uruguai e no Paraguai, que serão os anfitriões das três primeiras partidas para marcar o centenário do torneio.
A primeira Copa do Mundo da história foi em 1930, no Uruguai, com uma final emocionante em Montevidéu, em que o país anfitrião derrotou a seleção argentina.
Em um comunicado, o Conselho da Fifa informou que “concordou, por unanimidade, que a candidatura única de Marrocos, Portugal e Espanha sediará o evento em 2030, e suas seleções se classificarão automaticamente a partir da atribuição de vagas existente”. Na nota, a entidade ainda disse que “tendo em conta o contexto histórico da primeira Copa do Mundo da Fifa no Uruguai, o Conselho da Fifa concordou por unanimidade em sediar uma cerimônia única de celebração do centenário na capital do país, Montevidéu, bem como três jogos no Uruguai, na Argentina e no Paraguai”.
Assim como o próximo Mundial, em 2026, o de 2030 será disputado por 48 seleções e terá 104 partidas. Com o anúncio desta quarta-feira, Argentina, Paraguai e Uruguai já estão garantidos no torneio, bem como Espanha, Portugal e Marrocos.
Copa de 2034
Na mesma reunião que definiu como será a Copa do Mundo de 2030, a Fifa decidiu que o Mundial seguinte, de 2034, será disputado na Ásia e/ou na Oceania. Como a Arábia Saudita chegou a planejar concorrer a sede da Copa de 2030, é provável que seja uma forte candidata ao torneio seguinte.