A região com o maior índice de dengue do Distrito Federal, Ceilândia, recebeu um reforço significativo na batalha contra a doença. O Hospital de Campanha (HCamp) foi montado durante o fim de semana, e inaugurado nesta segunda-feira (5), fruto de uma colaboração entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e a Força Aérea Brasileira (FAB).
A estrutura foi montada no estacionamento do Hospital Cidade do Sol, e terá capacidade para atender até 600 pessoas por dia. A montagem do HCamp, que contou com a transferência de equipamentos do Rio de Janeiro por meio de transporte aéreo da FAB, foi rapidamente concluída com o apoio logístico do GDF e da Aeronáutica.
Com sete módulos dedicados a diversas funções (laboratório, internação rápida, ambulatório, pediatria e clínica médica), o Hospital de Campanha está preparado para uma operação inicial de 45 dias, com possibilidade de extensão desse período caso a situação de emergência pela dengue continue no DF.
Em visita ao local, o governador Ibaneis Rocha enfatizou a importância da nova instalação e das Unidades Básicas de Saúde para pacientes que apresentam sintomas da dengue, ressaltando a disponibilidade de recursos como testes rápidos e tratamentos de hidratação para prevenir complicações. Em um apelo à população, Ibaneis destacou a necessidade de manter a cidade limpa e livre de potenciais criadouros do mosquito transmissor da doença, dada a situação emergencial atual.
A vice-governadora Celina Leão elogiou a rapidez na instalação dos módulos, ressaltando a importância do esforço conjunto para a expansão da capacidade de atendimento hospitalar. O HCamp está aberto a todos os pacientes com sintomas de dengue, oferecendo desde orientações e hidratação oral até internações para os casos mais graves, que necessitem de cuidados intensivos ou encaminhamento para hospitais da rede pública.
A iniciativa já recebeu aprovação dos primeiros pacientes atendidos, que destacaram a eficiência e qualidade do atendimento. Lucilene Florêncio, secretária de Saúde, enfatizou a abordagem flexível para o atendimento da dengue na rede pública, priorizando a rapidez e acessibilidade, especialmente em Ceilândia, onde se concentram 40% dos casos da doença de todo o DF.
Boletim mais recente
Nesta segunda-feira (5), a Secretaria de Saúde do DF divulgou o boletim epidemiológico semanal da dengue. Até o dia 03/02/2024, foram notificados 49.012 casos suspeitos da doença, dos quais 47.417 são prováveis. Neste período, houve um preocupante aumento de mais de mil por cento (1.120,6%) no número de casos prováveis de dengue, se comparado com o mesmo período do ano passado.
A Região Administrativa de Ceilândia apresentou o maior número de casos prováveis (9.925), seguida por Sol Nascente/Por do Sol (2.704 casos prováveis), Taguatinga (2.692 casos), Samambaia (2.461 casos prováveis) e Brazlândia (2.351 casos prováveis).
Com relação às mortes e casos graves da doença, foram notificados 786 casos de dengue com sinais de alarme (1,70% do total de casos prováveis), e até esta segunda-feira (5), foram confirmados 11 óbitos por dengue em residentes do Distrito Federal. Outros 45 óbitos suspeitos de dengue estão em investigação.