fbpx
Hospital Veterinário StarVet

Polícia Federal investiga vazamento de imagens da prova do Enem, mas MEC descarta cancelamento do exame

06 de novembro, 2023
1 minuto de leitura
Candidatos ao Enem
Foto: Reprodução/ Agência Brasil

O Ministro da Educação, Camilo Santana, esclareceu nesta segunda-feira (6) que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 não será cancelado, apesar do suposto vazamento de imagens da prova de domingo (5).

Foto de caderno do Enem
Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro enfatizou que a Polícia Federal está investigando rigorosamente o incidente para saber quem foi o responsável por divulgar uma foto do teste de redação do Enem, compartilhando a imagem em grupos de mensagens e nas redes sociais.

Camilo Santana comunicou que as autoridades já realizaram operações em Pernambuco e no Distrito Federal em busca dos responsáveis pelo compartilhamento das imagens.

Balanço do exame

Camilo Santana relatou um saldo positivo do primeiro dia de provas, apesar da eliminação de 4.293 candidatos por descumprimento das normas, como posse de dispositivos eletrônicos e desobediência às regras estabelecidas.

Durante o domingo (5), os candidatos responderam questões de linguagens, ciências humanas e redigiram um texto dissertativo. O tema da redação foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Nas próximas provas, marcadas para o próximo domingo (12), serão aplicadas questões de ciências da natureza e matemática.

Balanço do Enem
Foto: Reprodução/ Agência Brasil

Os resultados do Enem têm um papel significativo no acesso ao ensino superior no Brasil, servindo de base para admissão em universidades públicas via Sisu, além de oportunidades em instituições privadas por meio do Prouni e financiamento pelo Fies.

Este ano, o Enem apresentou inovações para tornar o exame mais acessível, incluindo provas com imagens e gráficos coloridos para auxiliar daltônicos, além da ampliação do cartão-resposta para pessoas com deficiência visual.

O Enem, que acontece em todos os estados e também é aceito em algumas universidades estrangeiras, teve um aumento na inscrição em comparação com o ano passado, refletindo um interesse maior pelo exame como via de acesso ao ensino superior.

Em destaque