fbpx
Hospital Veterinário StarVet

Dança erótica em evento do Ministério da Saúde gera críticas e desagrada Planalto

08 de outubro, 2023
2 minuto(s) de leitura
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

O 1º Encontro de Mobilização da Promoção da Saúde no Brasil, que começou na última quarta-feira (4) e foi até sexta (6) em Brasília, deu o que falar. Uma apresentação de dança erótica no centro do palco do evento, ao som de uma música com ritmo de funk e movimentos eróticos, viralizou nas redes sociais, e causou indignação entre políticos de oposição e até governistas.

As imagens viralizaram (vídeo abaixo), e o Ministério da Saúde foi pressionado a dar informações sobre a cerimônia, organizada pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde. O objetivo do evento era apoiar a implementação da Política Nacional de Promoção da Saúde, com debates, trocas de experiências e construção de uma agenda de promoção da saúde em todo o país.

Depois da repercussão negativa, o Ministério da Saúde emitiu uma nota informando que vai passar a fazer uma “curadoria” vinculada ao gabinete da ministra, Nísia Trindade, para avaliar todos os eventos organizados pela pasta. O evento gerou incômodo até entre os ministros palacianos, que cobraram da ministra da Saúde uma providência rápida para minimizar os desgastes provocados na imagem do governo.

Por isso, ainda nesse sábado, o Ministério informou que deu início ao processo de exoneração do servidor responsável por organizar o evento, com performance considerada “inadmissível”. Em vídeo publicado nas redes sociais, a ministra Nísia Trindade disse que estava fora de Brasília no momento do episódio, cumprindo agendas em São Paulo. “Infelizmente, eu fui surpreendida pelo episódio de ontem e venho, por meio desse vídeo, me desculpar muito sinceramente pelo ocorrido e reiterar o compromisso do Ministério da Saúde de que seus eventos reflitam a conduta e a orientação da Pasta da Saúde e do Governo liderado pelo presidente Lula”, disse.

Vídeo: reprodução

Nota na íntegra:

“A Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde promoveu o 1º Encontro de Mobilização para a Promoção da Saúde no Brasil (Em Prosa). O objetivo do evento é apoiar a implementação e a gestão participativa da Política Nacional de Promoção da Saúde a partir do compartilhamento de experiências e da ampliação do diálogo entre gestores e trabalhadores de diferentes estados, com momentos dedicados à diversidade cultural.

A programação contou com a participação de 07 grupos artísticos nos seus intervalos. Uma das apresentações surpreendeu pela coreografia inapropriada.

O Ministério da Saúde lamenta pelo episódio isolado, que não reflete a política da Secretaria e nem os propósitos do debate sobre a promoção à saúde realizados no encontro, e adotará medidas para que não aconteça novamente.”

Em destaque