O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) anunciaram a prorrogação do prazo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Os estudantes têm, agora, até a próxima sexta-feira, 14 de junho, para se inscrever. O prazo anterior encerrava-se nesta sexta-feira, 7 de junho.
Com a prorrogação, outras datas do cronograma do exame também foram ajustadas. Os pedidos de atendimento especializado e de tratamento por nome social poderão ser realizados até 14 de junho. O pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 85, poderá ser efetuado até 19 de junho. Já as datas das provas não sofreram alteração, e serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro em todo o Brasil.
“Com essa decisão, queremos ampliar ainda mais as oportunidades para que os jovens façam o Enem, que é a principal porta de entrada para a graduação. Estudantes do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil agora têm mais uma semana para se inscrever pela Página do Participante. Aqueles que estão concluindo o ensino médio em escola pública são isentos da taxa de inscrição”, destacou o ministro da Educação, Camilo Santana (PT).
O Enem é a principal via de acesso ao ensino superior no Brasil, e também é aceito em algumas instituições de Portugal e outros países. Além disso, o exame é utilizado em programas governamentais de financiamento e apoio ao estudante, como o Fies, ProUni e Sisu. As inscrições devem ser feitas na página do participante.
O exame também é um dos critérios para o recebimento do incentivo financeiro-educacional Pé-de-Meia, do Ministério da Educação, destinado à permanência e conclusão escolar dos estudantes matriculados no ensino médio público.
Aqueles que tiveram a isenção da taxa de inscrição aprovada até 26 de abril terão sua participação confirmada após a realização e conclusão da inscrição. Os candidatos que não obtiveram a isenção devem efetuar o pagamento da taxa dentro do prazo estipulado para ter a inscrição confirmada.
Assim como nos anos anteriores, o Enem será aplicado em todos os estados e no Distrito Federal. Os municípios de aplicação estão disponíveis no sistema de inscrição e no Portal do Inep. No momento da inscrição, o estudante deve indicar onde deseja realizar a prova.
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados em 20 de novembro no portal do Inep, e os resultados individuais estarão disponíveis a partir de 13 de janeiro de 2025.
Em 2023, 4.018.414 pessoas se inscreveram no Enem, das quais 2.734.100 (68%) realizaram a prova. Segundo o Inep, houve um aumento no número de inscritos e participantes da rede pública em comparação com o exame de 2022. Contudo, os números ainda são baixos: de 1.792.396 estudantes matriculados, 1.181.081 se inscreveram e apenas 837.622 (46,7%) realizaram a prova.