O avião que trouxe os primeiros repatriados brasileiros de Israel aterrissou em Brasília por volta de 4h da manhã desta quarta-feira (11). Transportando 211 pessoas a bordo, o voo KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) partiu de Tel Aviv nessa terça (10), em um voo direto de aproximadamente 14 horas até a capital brasileira.
Após o desembarque, 107 viajantes ficaram em Brasília, e os 104 restantes foram levados para a Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, em duas aeronaves da FAB.
A operação de repatriação foi uma resposta do governo brasileiro à escalada de tensão que começou com um ataque surpresa do grupo terrorista Hamas em Israel no último sábado.
Operação de resgate
Batizada de “Operação Voltando em Paz”, coordenada pelos ministérios da Defesa das Relações Exteriores, estão programados mais quatro voos até o próximo domingo (15) para trazer de volta cerca de 900 brasileiros que atualmente estão em Israel e em território palestino. A aeronave KC-30 da FAB que estava em Roma também já chegou em Tel Aviv, e deve partir ainda nesta quarta (11) para o Brasil trazendo pelo menos mais 200 cidadãos.
Os futuros voos de repatriação terão como destino cidades como Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. Além disso, para facilitar a jornada dos repatriados ao seu destino final, o governo fez um acordo com uma companhia aérea, que vai assumir os custos dos voos.
De acordo com um levantamento do Itamaraty, mais de 2,7 mil brasileiros demonstraram interesse em retornar ao Brasil devido à instabilidade e confrontos na região. A maior parte estava visitando destinos populares como Tel Aviv e Jerusalém quando os ataques começaram.
O Ministério das Relações Exteriores estima que cerca de 20 mil brasileiros estejam atualmente residindo em Israel e Palestina, com muitos turistas visitando a região por suas atrações religiosas e eventos diversos.