fbpx
Hospital Veterinário StarVet

Gabarito do Enem será antecipado, com divulgação marcada para esta terça-feira (14)

13 de novembro, 2023
2 minuto(s) de leitura
Estudantes entrando na prova do Enem
Foto: Reprodução/ Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) finalizaram a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023.

Em uma coletiva de imprensa na noite desse domingo (12), após a aplicação das provas, o Ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Inep, Manuel Palacios, compartilharam as estatísticas do exame e os planos para aprimorar as futuras edições.

O MEC e o Inep anunciaram que o gabarito oficial e os Cadernos de Questões estarão disponíveis no portal do Inep às 19h desta terça-feira (14), antecipando a data prevista inicialmente para 24 de novembro.

Camilo Santana destacou as iniciativas do MEC para aprimorar o Enem. Ele enfatizou o compromisso do ministério em aumentar o número de inscritos, que vem caindo nos últimos anos, e em incentivar mais estudantes do ensino médio a participar do exame.

O ministro mencionou a possibilidade de gratuidade da inscrição, e a colaboração com estados e municípios para facilitar o acesso ao Enem. Além disso, foi anunciada uma nova seleção para elaboradores de questões do Enem, com previsão de edital para janeiro de 2024.

MEC faz balanço do Enem
Foto: Reprodução/ Agência Brasil

Balanço

Manuel Palacios apresentou um panorama positivo da aplicação do exame, relatando que, exceto por pequenos incidentes, o Enem ocorreu de forma tranquila em todo o país. O presidente do Inep forneceu dados significativos sobre o exame: foram utilizados 9.396 locais de prova, em 1.750 municípios, envolvendo 132.466 salas e 10.086 coordenações. A taxa de participação foi de 68%.

A organização também abordou a questão dos participantes eliminados por não respeitarem as regras do exame, como uso de equipamento eletrônico e não cumprimento das orientações dos fiscais, e informou sobre 859 incidentes logísticos, incluindo emergências médicas e interrupções de energia.

Os candidatos que não puderam comparecer devido a problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas terão a chance de solicitar a reaplicação do exame, que ocorrerá em dezembro. O prazo para essas solicitações vai de 13 a 17 de novembro.

O Enem, uma das principais vias de acesso à educação superior no Brasil, também serve como critério de seleção para programas governamentais, como Fies e Prouni, e é aceito por instituições de ensino em Portugal.

Provas vazadas e investigação

O Inep informou também que a Polícia Federal identificou oito pessoas que teriam divulgado imagens dos cadernos de questões durante o primeiro dia da aplicação das provas, no domingo passado (5). As imagens mostravam o tema da redação deste ano, e circularam nas redes sociais logo após o fechamento dos portões.

A Polícia Federal realizou oitivas em Caruaru (PE), Natal (RN), Cornélio Procópio (PR) e Brasília (DF), e já identificou oito suspeitos que teriam participação no vazamento. As investigações continuam, e também estão sendo realizadas diligências no Rio Grande do Sul e no Ceará.

Em destaque