fbpx
Hospital Veterinário StarVet

Confusão no Congresso: deputado do PSOL chuta e expulsa militante do MBL da Câmara

16 de abril, 2024
1 minuto de leitura
Deputado Glauber Braga na tribuna da Câmara
Foto: Reprodução/ Agência Câmara

As imagens já estão viralizando. O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) foi filmado expulsando o influenciador Gabriel Costenaro, integrante do Movimento Brasil Livre (MBL), do hall de entrada do anexo III, que dá acesso ao corredor das comissões da Câmara dos Deputados.

Glauber Braga expulsa militante do MBL da Câmara

Nas imagens, é possível ver que o parlamentar sai empurrando o militante corredor afora, até a saída do anexo, e lá Glauber Braga ainda chuta o integrante do MBL. Testemunhas afirmam que, antes das agressões, Costenaro teria insultado o deputado enquanto fazia uma transmissão ao vivo para as redes sociais, o chamando de “burro” e “fraco” – o que teria provocado a ira de Braga. Costanero é youtuber, e costuma gravar vídeos abordando parlamentares.

Após o ocorrido, Glauber postou um vídeo em suas redes sociais: “é a quinta vez que esse sujeito me provoca. Ele tem um histórico de agressão contra a mulher, na última vez, no Rio de Janeiro, ele ameaçou a mãe de um militante nosso, de mais de 70 anos. Nós não podemos aceitar esse tipo de intimidação de militante fascista do MBL. Nós não vamos recuar pra militante fascista nem do MBL, nem de organização nenhuma”, disse.

O parlamentar afirmou ainda que “não se arrepende de nada”.

Integrantes do MBL foram até a Câmara dos Deputados para discutir com parlamentares a proposta que regulamenta as atividades dos motoristas de aplicativo.

Confusão entre Kim Kataguiri e Glauber Braga

O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP), que também é um dos líderes do MBL, saiu em defesa de Gabriel Costenaro. Depois da confusão com o youtuber, o deputado do PSOL se envolveu em um desentendimento com Kataguiri. Os dois trocaram ofensas no corredor dos gabinetes, e chegaram a trocar empurrões. A Polícia Legislativa foi chamada para intervir e acalmar os ânimos.

Kim Kataguiri pediu a cassação de Glauber Braga. “Não há um vídeo mostrando agressão de um membro do MBL a ninguém. Sabe o que há? Múltiplas provas contra o deputado do PSOL que avisou em plenário que iria atacar o Costanero. Não faz sentido a Câmara manter entre seus membros esse sujeito”, escreveu em uma postagem nas redes sociais.

Em destaque