A escolha do nome de um bebê é um momento significativo, que carrega uma grande importância tanto para a criança quanto para a família. Essa decisão reflete uma mistura de fatores, como cultura, tradições familiares, preferências pessoais e até tendências contemporâneas. O nome é muitas vezes a primeira informação que temos sobre uma pessoa, influenciando as primeiras impressões e a percepção de sua personalidade e caráter.
Seja qual for a opção, os pais do DF têm os nomes preferidos: para as meninas, o mais usado em 2023 foi Helena, com 450 registros em cartórios. Já os mais escolhidos para os meninos foi Miguel, com 436 registros. As informações são do ranking dos nomes mais registrados pelos Cartórios de Registro Civil, divulgado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais nesta segunda-feira (18).
O ranking é influenciado pela tendência por nomes mais curtos, considerados originais pelos pais. O segundo nome de menino mais registrado no DF foi Heitor (395 registros), e o de menina foi Maria Alice (349 registros).
Ranking nacional
No Brasil, Miguel e Helena também foram líderes de preferência entre os futuros papais e mamães. Os cartórios de todo o país registraram 25.768 meninos com o nome de Miguel, e 23.718 meninas com o nome de Helena. Maria Alice e Alice foram os nomes femininos que ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, enquanto Gael e Theo foram os preferidos para os meninos.
O levantamento apontou ainda que nomes que são sucesso em outros países vêm crescendo no Brasil. Entre eles aparecem Olivia (que está em primeiro lugar nos Estados Unidos e em 35º no Brasil), Luna, Maya, Ayla, Levi, Noah e Anthony. Já o nome Liam, mais usado nos Estados Unidos, aparece em 84º no Brasil, sendo mais popular que o nome Bruno.
Muitos pais escolhem nomes para refletir a herança cultural ou a origem étnica da família, servindo como uma conexão com suas raízes e tradições. Além disso, a escolha de um nome pode ser baseada em seu significado, atuando como um desejo ou bênção para a vida da criança. Homenagear entes queridos ou personalidades admiradas é outra prática comum, mantendo viva a memória ou o legado dessas pessoas.
A escolha de um nome tem implicações de longo prazo, podendo influenciar as oportunidades sociais e profissionais da criança. Nomes que são fáceis de pronunciar e escrever em diferentes idiomas podem ser particularmente vantajosos em um mundo globalizado.
Para os futuros papais que terão a missão de escolher o nome do bebê em 2024 e querem saber as tendências, as listas podem ser checadas neste site.