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Ideb aponta que apenas 50% dos jovens mais pobres concluem o ensino médio

19 de agosto, 2024
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Ideb aponta resultados na educação
Ideb aponta resultados na educação. (Foto: Reprodução Freepik)

Dados divulgados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) revelaram uma preocupante disparidade no sistema educacional brasileiro. Segundo o levantamento realizado pelo Ministério da Educação (MEC), embora 92,3% dos jovens iniciem o ensino fundamental, apenas 70% chegam a concluir o ensino médio. A situação é ainda mais crítica entre os estudantes de menor renda, dos quais 87,6% começam a trajetória escolar, mas somente 50% conseguem completar o ciclo.

O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a gravidade desses números, sublinhando a necessidade urgente de políticas públicas voltadas para a equidade e inclusão. “Nós perdemos 30% do Brasil, e dos mais pobres, perdemos a metade. Por isso, a importância de políticas de estratégias, equidade, inclusão…”, afirmou Santana.

Os dados do Ideb também apontam para uma diferença significativa entre os jovens de diferentes grupos raciais. Enquanto 94,1% dos jovens brancos iniciam o ensino fundamental e 77,7% concluem o ensino médio, apenas 66% dos estudantes pretos, pardos e indígenas completam o ciclo escolar, mesmo que 91,1% tenham iniciado o ensino fundamental. Essa diferença reflete desigualdades estruturais que afetam a permanência e o sucesso escolar desses grupos.

Regionalmente, o estudo mostra que a região Sudeste apresenta a menor taxa de evasão, com 76,8% dos alunos concluindo o ensino médio. Em contraste, no Norte do país, apenas 58,4% dos jovens conseguem finalizar essa etapa da educação básica.

Índices do Ideb no Distrito Federal

Entre outros dados apresentados no relatório do Ideb, o estudo mostra que o DF apresentou um aumento no índice, atingindo 6,4, acima da média nacional de 6, mas ainda atrás de estados como Paraná (6,7), Ceará (6,6) e São Paulo (6,5). Nos anos finais do ensino fundamental, o DF registrou uma nota de 5, alinhando-se à tendência nacional, que também caiu de 5,1 para 5 entre 2021 e 2023. Estados como Ceará e Paraná destacaram-se, atingindo o índice de 5,5, a meta nacional para essa etapa.

No ensino médio, o Ideb do DF subiu ligeiramente de 4,2 para 4,3, porém, ainda distante da meta nacional de 5,2. Este ano, pela primeira vez, o Ministério da Educação (MEC) analisou o Ideb do ensino médio associado ao ensino técnico, com alguns estados, como o Ceará, registrando aumentos significativos.

O estudo também apontou melhorias nas notas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em comparação a 2021, embora os resultados ainda não tenham superado os níveis pré-pandêmicos. Desde 2011, as proficiências em Língua Portuguesa e Matemática mostraram avanços nos diferentes níveis de ensino, com destaque para o aumento expressivo em Língua Portuguesa. No entanto, em Matemática, especialmente no ensino médio, o crescimento foi mais modesto, com uma leve queda nos últimos anos.

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