fbpx
Hospital Veterinário StarVet

Onda de Calor Intenso Domina o Início da Primavera Brasileira

25 de setembro, 2023
1 minuto de leitura

A semana de estreia da primavera promete chuvas intensas, incluindo tempestades com direito a granizo no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. São Paulo também pode esperar a chegada de uma frente mais fria, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Embora estejamos na primavera, a atmosfera ainda mostra sinais do inverno. “Presenciamos um padrão meteorológico onde um anticiclone propicia céu claro e baixa probabilidade de chuvas em muitas regiões. Espera-se clima quente e baixos índices de umidade”, diz a meteorologista Andrea Ramos.

A formação de um ciclone extratropical está prevista para a costa gaúcha na noite de terça-feira (26) e durante a quarta-feira (27), com ventos que podem passar de 70 km/h. Esse fenômeno, segundo o Inmet, avançará para o oceano, gerando frente fria e tempestades em Santa Catarina e São Paulo.

Nesta segunda-feira (25), a Defesa Civil do Rio Grande do Sul lançou um aviso de potenciais inundações e alagamentos válido por 24 horas. O estado pode registrar temperaturas baixas, chegando a 3°C em algumas regiões e 9°C na capital, Porto Alegre.

Por outro lado, no Centro-Oeste o alerta de calor se estende até as 18h de terça-feira (26). Cidades como Cuiabá e partes do Tocantins experimentaram termômetros ultrapassando 40°C. Belo Horizonte teve picos de 38°C, com a sensação térmica mais quente da história. São Paulo e Rio de Janeiro devem continuar com temperaturas acima de 30°C, mas com tendência de queda.

Previsões regionais para a semana:

  • Norte: Espera-se mais de 50mm de chuva no noroeste do Amazonas e oeste do Acre. Contudo, a maioria de Pará, Amapá e Tocantins terão clima seco.
  • Nordeste: Predomina o clima seco, principalmente em áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e interior dos estados.
  • Centro-Oeste: Uma massa de ar quente se mantém no início da semana. Entretanto, no fim de semana, esperam-se chuvas, sobretudo no sul de Mato Grosso e Goiás.
  • Sudeste: Clima seco em muitas áreas, mas chuvas intensas também são esperadas, sobretudo no sul de Minas, Espírito Santo e Rio.
  • Sul: O ciclone extratropical que deve se formar provocará fortes chuvas. Após sua passagem, o tempo deve ficar mais seco no Rio Grande do Sul, mas Santa Catarina e Paraná ainda podem ter instabilidades.

Em destaque