O governo do Peru vai declarar emergência sanitária em 20 de suas 25 regiões administrativas, devido ao aumento de 95% dos casos de dengue. De acordo com informações do Ministério da Saúde do país, foram registrados 24.981 casos da doença, e 28 mortes.
O estado de emergência permite que o país faça uso mais flexível do orçamento público pelas instituições de saúde para combater a doença. O Peru passa por uma onda de calor e fortes chuvas, que são condições favoráveis para que o mosquito transmissor da dengue se prolifere. Por isso, o governo teme um surto da doença.
Na Argentina a situação também é preocupante com a alta nos casos de dengue dos últimos meses. Segundo o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde argentino, divulgado em 18 de fevereiro, foram diagnosticados mais de 48 mil casos da doença entre julho do ano passado e o início de fevereiro deste ano, e 35 mortes.
A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) emitiu um alerta epidemiológico na semana passada por um aumento geral da dengue na região das Américas.
Dengue no DF
Nesta segunda-feira (26), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal divulgou o boletim epidemiológico semanal da dengue. Agora, há 100.558 casos prováveis da doença na capital do país, e foram confirmadas 55 mortes por dengue. Outros 82 óbitos suspeitos estão em investigação.
As regiões administrativas com as maiores taxas de incidência da dengue são Brazlândia, Sol Nascente/ Por do Sol, Ceilândia, Estrutural e Santa Maria.