O Ministério da Gestão e Inovação dos Serviços anunciou a abertura de 6.590 vagas da prova unificada para a seleção de novos servidores, distribuídas em 20 órgãos e entidades públicas. A expectativa é que o edital seja publicado até o dia 20 de dezembro, com as provas programadas para o período entre o final de fevereiro e meados de março do ano que vem.
Inicialmente, o número proposto para a nova modalidade era de 7.826 vagas. Contudo, nem todos os órgãos aderiram ao modelo de concurso unificado. A Ministra da pasta, Esther Dweck, afirmou que outros órgãos ainda podem entrar no processo até o fechamento do termo de adesão. “Alguns órgãos ainda não entenderam totalmente o modelo e preferiram manter a realização de concurso de forma individual”, disse.
A novidade é que este concurso acontecerá simultaneamente em cerca de 180 cidades, com destaque para a inclusão de São Miguel da Cachoeira, no Amazonas, graças a uma solicitação da Funai. Os candidatos também vão poder concorrer a várias vagas em diferentes órgãos, pagando uma única taxa de inscrição.
O governo pretende que este formato unificado se estabeleça como a principal forma de seleção de servidores públicos federais, com a possibilidade de repetição anual ou a cada dois anos.
Os candidatos vão passar por uma etapa única, com uma prova objetiva de conteúdo comum, seguida de provas dissertativas e específicas, conforme a área escolhida no momento da inscrição.
A ministra ainda tranquilizou os candidatos quanto aos conteúdos das provas, que não terão diferenças significativas em comparação com os concursos tradicionais. O decreto que institui esse novo modelo de concurso foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) dessa sexta-feira.
Vagas por Instituição:
- Funai: 502 vagas
- Incra: 742
- Ministério da Agricultura: 520
- Ministério da Gestão e Inovação: 1.480
- Ministério da Saúde: 220
- Ministério do Trabalho e Emprego: 900
- Antaq: 30
- Ministério do Desenvolvimento: 50
- Previc: 40
- Aneel: 40
- ANS: 35
- IBGE: 895
- Ministério da Justiça: 100
- Ministério da Ciência: 296
- Ministério da Cultura: 50
- AGU: 400
- Ministério da Educação: 70
- Ministério dos Direitos Humanos: 40
- Ministério dos Povos Indígenas: 30
- Ministério do Planejamento: 60
Os interessados devem ficar atentos às atualizações e prazos estabelecidos no edital.