Uma nova pesquisa do Datafolha revelou um aumento significativo na popularidade do empresário Pablo Marçal (PRTB) entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Segundo a pesquisa, o crescimento representa uma ameaça real à candidatura de reeleição do atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), que até então, contava com o apoio majoritário desse grupo de eleitores.
Segundo os dados do Datafolha, Marçal viu suas intenções de voto crescerem de 22% para 29% entre os eleitores bolsonaristas e de 19% para 25% entre os apoiadores de Tarcísio, tudo isso em apenas um mês. Enquanto isso, Nunes enfrentou uma leve queda de 42% para 38% entre os eleitores de Bolsonaro, embora tenha registrado um pequeno aumento de 40% para 42% entre os apoiadores de Tarcísio. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. Entre os eleitores de Bolsonaro, a margem é de 6 pontos. Entre os de Tarcísio, de 5 pontos, diz o Datafolha.
Em relação ao apoio dos eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), o Datafolha demonstrou que Marçal subiu de 2% para 5% nesse grupo, mesmo com Lula e Haddad endossando a candidatura de Guilherme Boulos (PSOL) à prefeitura da capital paulista.
O levantamento também revelou que 45% dos eleitores paulistanos afirmam que não votariam em um candidato à prefeitura que tenha o apoio de Lula. A pesquisa do Datafolha foi realizada com 1.092 eleitores de São Paulo, nos dias 6 e 7 de agosto. O estudo foi encomendado pela Folha e está registrado na Justiça Eleitoral sob o número SP-03279/2024.
Patrimônio declarado
O empresário Pablo Marçal declarou um patrimônio impressionante em sua candidatura. Entre os bens listados estão 11 aplicações financeiras, incluindo uma de mais de R$ 49 milhões no Banco Itaú, além de nove participações societárias e quotas empresariais, como os 80% da Aviation Participações Ltda., avaliados em R$ 80 milhões. Marçal também possui uma chácara e uma fazenda, o que reforça sua imagem de empresário bem-sucedido e capaz de trazer uma visão empresarial para a administração pública.