Polícia Federal realizou hoje (26/09) a Operação Indebitus, com o objetivo de combater fraudes relacionadas ao Programa Farmácia Popular do Brasil. 240 agentes cumpriram 62 mandados de busca e apreensão em vários estados, incluindo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Amazonas e Ceará.
As investigações começaram em outubro de 2022, após uma denúncia de vendas forjadas de medicamentos do programa por uma rede de farmácias na região sul do país. Os envolvidos são suspeitos de usar dados pessoais de cidadãos para essas vendas falsas.
De acordo com a Polícia Federal, os crimes associados a essas fraudes incluem estelionato contra a União, falsificação de documentos, associação para o crime, falsidade ideológica e uso de documento falso.
O Programa Farmácia Popular é uma iniciativa do Governo Federal para complementar o fornecimento de remédios essenciais por meio de parcerias com farmácias e drogarias privadas. Uma ferramenta útil para os cidadãos é o aplicativo ConecteSUS. Por meio dele, na seção “Medicamentos” e depois em “Recebidos”, as pessoas podem verificar se seus dados foram usados indevidamente em vendas falsas.
Caso identifiquem qualquer irregularidade, é recomendado que informem a Polícia Federal por meio do canal de e-mail oficial da entidade.