As aulas na rede particular de ensino voltaram nessa segunda-feira, 31, no DF com mais de 266 mil crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos vacinados com pelo menos a D1 do imunizante contra a Covid-19. O número representa pouco menos de 50% do total do público estimado pela Secretaria de Saúde.
Nesta terça (1º/2), a capital tem diversos pontos para a imunização infantil, e é importante conferir qual faixa etária pode ser vacinada com determinada marca. Crianças com 5 anos podem somente tomar a Pfizer, em dose pediátrica. A partir dos 6 até os 11 anos, há também a possibilidade de se aplicar a Coronavac.
Exceção é feita para crianças entre 5 e 11 anos com imunossupressão. Nestes casos, somente a Pfizer pode ser aplicada.
- Veja também: Indígenas Warao são vacinados contra a covid-19
Adolescentes entre 12 e 17 anos podem ser imunizados com a Pfizer ou Coronavac. Qualquer pessoa acima de 18 anos que ainda não tenha iniciado a vacinação pode tomar também a AstraZeneca. A Saúde permite escolher a marca da vacina.
Para a segunda dose da AstraZeneca ou Pfizer, é necessário contar 56 dias da D1. Caso já esteja na hora de tomar a D2, basta conferir em qual posto está disponível cada uma das marcas. Quem tomou Coronavac precisa aguardar 28 dias.
A Saúde ainda oferece a dose de reforço. Neste caso, pessoas a partir de 18 anos, profissionais de saúde e imunossuprimidos graves podem procurar os pontos de vacinação caso cumpram as regras. Para os dois primeiros públicos, a exigência é que se tenha tomado a D2 há pelo menos quatro meses. No último grupo, devem ser respeitados 28 dias de espera.
O reforço da Janssen também tem regra a ser seguida. Apenas quem tomou a dose única há pelo menos 2 meses pode procurar um dos postos disponíveis.
Onde se vacinar nesta terça, 1º/2
Fonte: Matheus Garzon, Metrópoles