Um homem de 73 anos morreu após sofrer uma parada cardiorrespiratória, resultante de uma queda de uma lancha desgovernada no Lago Paranoá, em Brasília. O incidente ocorreu na tarde do último sábado (29), e a vítima não resistiu, apesar dos esforços de reanimação do Corpo de Bombeiros, e do atendimento médico subsequente.
Imagens registradas por testemunhas mostram a lancha em movimento errático (vídeo ao lado), navegando em zigue-zague sem piloto, próximo ao Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República. O veículo aquático se deslocava entre o Palácio e a Ponte JK. Outro homem, de 65 anos, que também estava a bordo e saltou na água, não sofreu ferimentos graves.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, a lancha só parou após colidir com um muro na margem do lago. O idoso de 73 anos foi resgatado por pessoas que estavam na orla e em outras embarcações próximas. Ele recebeu reanimação cardiopulmonar durante 40 minutos, até que seus batimentos cardíacos fossem restabelecidos, sendo posteriormente encaminhado ao Hospital de Base, onde veio a óbito no domingo (30).
Investigações
A Polícia Civil do Distrito Federal está investigando as circunstâncias do acidente. Inicialmente, havia informações de que o piloto da lancha teria fugido do local, porém, esclarecimentos posteriores indicaram que ele permaneceu e ajudou nos primeiros socorros. O piloto, que é amigo das vítimas, prestou depoimento na 1ª Delegacia de Polícia, acompanhado de um advogado. As autoridades ainda não determinaram se o incidente foi causado por uma falha mecânica, erro humano ou outra circunstância.
Marinha
A Marinha do Brasil, através da Capitania Fluvial de Brasília, também está conduzindo uma investigação paralela para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do ocorrido. Em nota, a Marinha informou que prestou apoio às vítimas e instaurou um inquérito para elucidar os fatos.
Mais uma morte por afogamento
Na tarde desta segunda-feira (1), um homem de 29 anos também morreu após se afogar no Lago Paranoá, perto da Ponte JK. O Corpo de Bombeiros foi chamado para atender à ocorrência, e os militares encontraram o rapaz submerso a uma profundidade de aproximadamente 9 metros. A vítima teria permanecido dentro do lago por cerca de 40 minutos.
Os militares fizeram todo o protocolo de reanimação cardiopulmonar, mas infelizmente não conseguiram reverter o quadro e declararam o óbito no local. A corporação informou que as causas do acidente ainda serão apuradas. Não se sabe se o homem estava em alguma embarcação, praticando esportes ou nadando.