fbpx
Hospital Veterinário StarVet

Ibram lança sistema para comunicação de corte de árvore via internet

02 de julho, 2021
1 minuto de leitura
Ibram: Até então pedido só podia ser feito presencialmente. Para fazer solicitação é preciso se cadastrar no site da autarquia. Foto: Reprodução
Ibram: Até então pedido só podia ser feito presencialmente. Para fazer solicitação é preciso se cadastrar no site da autarquia. Foto: Reprodução

Moradores do Distrito Federal não precisarão mais ir presencialmente ao Instituto Brasília Ambiental (Ibram) para solicitar o corte de árvores. A autarquia lançou nesta quinta-feira (1º/7) um sistema que permite a comunicação do corte pela internet.

O serviço chamado “Sistema de Comunicação do Corte de Árvores Isoladas Nativas do Brasil (CCAI)” está disponível no site do Ibram. Para fazer a solicitação de autorização é preciso estar cadastrado no aplicativo e informar login e senha no momento do acesso.

O pedido on-line poderá ser feito, por exemplo, por donos de lotes regularizados que precisem retirar esse tipo de vegetação para a realização de obras em seus terrenos.

“O sistema recepcionará ainda os casos de pagamento de compensação florestal, os casos de árvores tombadas para as quais deve ser feita a compensação florestal também, entre outros”, afirmou a diretora de Licenciamento (Dilam VI), Juliana de Castro Freitas.

Ela ressalta que o CCAI foi criado para atender ao decreto distrital nº 39.469/2018, que dispõe sobre a autorização de supressão de vegetação nativa, compensação florestal, manejo da arborização urbana em áreas verdes públicas e privadas e a declaração de imunidade ao corte de indivíduos arbóreos situados no DF.

Decreto do Ibram

Pelo decreto, o Ibram deve disponibilizar um formulário na internet para que essas comunicações sejam feitas. O sistema também oferece melhor controle das informações e dados pela autarquia.

O aplicativo foi desenvolvido pela Gerência de Sistema da Unidade de Tecnologia e Gestão da Informação Ambiental (Ugin). O lançamento contou com a parceria da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam). Ambos os setores são parte da estrutura do Ibram.

Fonte: Lucas Nanini, Metrópoles.

Em destaque