Um novo projeto está em execução para melhorar a vida dos moradores de Brazlândia. As equipes da CEB Iluminação Pública (CEB Ipes) deram início à mais um reforço na eficiência de iluminação pública na cidade. Serão substituídas 716 luminárias convencionais por modelos de LED, que iluminam bem mais.
“Além dos 1.618 pontos de LED que já instalamos na cidade, demos início a eficientização de mais 716 luminárias, que trará melhorias na iluminação pública e permitirá que a comunidade usufrua dos espaços públicos à noite”
Edison Garcia, presidente da CEB Ipes
CEB em Brazlândia
Esse não é o primeiro projeto de reforço que a CEB executa em Brazlândia. Em 2020, 700 luminárias de LED foram instaladas. De janeiro a julho de 2021, a companhia garantiu mais eficiência em outras 918 luminárias. “Além dos 1.618 pontos de LED que já instalamos na cidade, demos início a eficientização de mais 716 luminárias, que trará melhorias na iluminação pública e permitirá que a comunidade usufrua dos espaços públicos à noite”, declarou o presidente da CEB, Edison Garcia.
Os recursos para a execução do projeto são provenientes de emendas parlamentarem do deputado distrital Iolando Almeida (PSC), que destinou R$ 595 mil para a ação. “Estou muito satisfeito com a substituição das lâmpadas de LED em Brazlândia. A troca pelas de LED possibilitou, além de maior segurança ao trânsito de pessoas e veículos, uma maior economia aos cofres públicos, uma vez que elas apresentam um resultado muito menor em termo de consumo de energia elétrica”, disse o deputado.
Quem está muito satisfeita é a dona de casa Marília Andrade. Ela brincava com a filha na tarde desta terça-feira (31) na quadra de esportes da Vila São José, onde a equipe da CEB realizava a troca das luminárias convencionais por LED. “Na Quadra 56, onde eu moro, já é essa iluminação branca e ficou muito mais seguro. Ter essa mesma iluminação no parquinho vai permitir que fiquemos mais tempo aqui”, disse Marília.
A aposentada Aparecida Barbosa está ansiosa para ver o trajeto que costuma fazer mais iluminado. “Eu moro na Quadra 58 que já é LED. Estou animada com esse projeto que a CEB começou porque vai iluminar o caminho que eu faço para a igreja”, disse Aparecida. Atualmente, ela faz um desvio no caminho para não passar por uma rua que a iluminação é amarela. “Com a iluminação nova vou me sentir segura para fazer o caminho mais curto e rápido para lá. Vai melhorar bastante para mim”, concluiu Aparecida.
A previsão é que os serviços fiquem prontos em Brazlândia no final de outubro.
Fonte: Agência Brasília