Reunião dos Poderes: O governador Ibaneis Rocha (MDB) se reúne, na manhã desta quinta-feira (2/9), com governadores de seis estados, na residência oficial do Senado. O presidente da Casa Legislativa, Rodrigo Pacheco (DEM), também participa do encontro. O encontro acontece às vésperas do feriado de 7 de setembro, para quando estão previstos diversos protestos na Esplanada dos Ministérios, a favor e contra o governo Bolsonaro.
Desta vez, não há participação remota de governadores. Estão presentes: Ibaneis Rocha, do DF, Reinaldo Azambuja (Mato Grosso do Sul), Renato Casagrande (Espírito Santo), Romeu Zema (Minas Gerais), Ronaldo Caiado (Goiás), Helder Barbalho (Pará) e Wellington Dias (Piauí).
Este é o segundo encontro de chefes dos Executivos locais em pouco mais de uma semana. No dia 23 de agosto, segunda-feira da semana passada, os líderes se encontraram no Palácio do Buriti, onde o tema central foi a hostilidade entre Poderes. A reunião desta quinta deve girar em torno do mesmo assunto, uma vez que os ânimos continuam exaltados, principalmente entre o governo federal e o Judiciário.
Reunião
Na ocasião, Ibaneis e o governador do Piauí e presidente do Fórum, Wellington Dias, participaram presencialmente da reunião. Os outros dirigentes estaduais participaram de forma virtual.
“Debatemos vários temas. A questão da governança climática. Um segundo tema, tratamos da situação em que vive o país, as discórdias que existem e da necessidade de se fortalecer a nossa democracia. Surgiu a proposta e foi decidido, por um consenso, o estabelecimento de uma linha direta de contato com o presidente da República. Uma linha de entendimento com a Câmara dos Deputados e do Senado Federal, e também no STF. Nessas pautas também falamos sobre o interesse dos estados”, explicou Ibaneis à coluna Janela Indiscreta, após o primeiro encontro.