Decreto publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) nesta quinta-feira (2/12) encerrou a interdição da W3 Sul aos domingos e feriados e passou a liberar atividades no Eixão do Lazer.
A determinação manteve o bloqueio do Eixo Rodoviário (DF-002), o Eixão do Lazer, para veículos aos domingos e feriados, destinando as vias para atividades de lazer da população.
Publicação no DODF. Foto: Reprodução Há espaço para diversas práticas, que incluem o ciclismo. Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles Cidadãos costumam praticar esportes no local. Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles Eixão do Lazer. Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles A iniciativa ficou suspensa por quase três meses diante da pandemia do novo coronavírus. Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles Uma das principais vias de Brasília, o Eixão é fechado aos domingos e feriados para atividades ao ar livre. Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles O Eixão do Lazer foi aberto após três meses de suspensão. Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles A maioria das pessoas obedecia medidas, como uso de máscara. Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles O fluxo dos carros no Eixão será interrompido para lazer dos pedestres, entre 6h e 18h. Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles Eixão do Lazer. Foto: Felipe Menezes/Metrópoles Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles Agora, em todos os domingos e feriados a via será usada exclusivamente para a prática de exercíciosRafaela Felicciano/Metrópoles
Porém, suprimiu a parte que autorizava o projeto Viva W3, que, na prática, permitia o fluxo livre de pedestres e ciclistas com a interrupção de circulação de carros entre as quadras 503/703 Sul e 512/912 Sul, das 6h às 18h, aos domingos e feriados.
A publicação também revogou a proibição “de praticar atividades recreativas e esportivas que gerem aglomeração”.
Fonte: Mirelle Pinheiro, Metrópoles